Data
18/10/2022
Horários
20h
Ingresso
Gratuito on-line
Com interpretação em Libras
Os limites da pesquisa científica e sua relação com a ética, tanto numa perspectiva histórica quanto na atualidade, é o tema de outubro do #CineCiência, programa do MIS que promove debates de filmes à luz da ciência. A doutora em cinema Marina Costin Fuser e o físico Luís Carlos Meneses, mediados por José Luiz Goldfarb, conversam a partir do clássico do cinema “O médico e o monstro” (dir. Victor Fleming, EUA, 1941, 113 min, livre), filme no qual o médico e cientista Harry Jekyll crê que bem e mal existem em todas as pessoas e, através de suas experiências, ultrapassa os limites da moral e da ética para provar sua teoria.
Estreia no canal do MIS no YouTube
Sobre os debatedores
Luís Carlos Meneses é bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitat Regensburg -1974), Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. Recentemente Luis Carolos Menezes lançou a obra Educar para o Imponderável: A Ética da Aventura.
Marina Costin Fuser é cientista social, doutora em cinema e estudos de gênero em Sussex (Capes), com doutorado-sanduíche em Berkeley. É professora da U.V. Escola de Cinema do Maranhão/IEMA. Atualmente, faz pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP e em tecnologias da inteligência TIDD na PUC-SP.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.