MIS

Museu da Imagem e do Som

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Entendendo a Idade Média

O curso completo é composto por 7 módulos, realizados de 05.06 a 18.07, quartas e quintas, das 19h às 21h.

Data

Módulo I: 5 e 6 de junho 

Módulo II: 12 e 13 de junho 

Módulo III: 19 e 20 de junho 

Módulo IV: 26 e 27 de junho 

Módulo V: 03 e 04 de julho

Módulo VI: 10 e 11 de julho

Módulo VII: 17 e 18 de julho

Horário

Das 19h às 21h

Valor 

R$75 cada módulo, total R$525 e na compra dos 7 módulos, ganhe 20% de desconto utilizando o cupom IDADE20OFF (R$420 o curso completo) 

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

Presencialmente no auditório LABMIS

Vagas: 64 

Público: a partir de 16 anos   

O curso introduz o aluno em discussões pertinentes para uma compreensão geral, crítica e comparada da Idade Média, particularmente na sua relação com as dimensões mágica e transcendente. Iniciando com uma discussão sobre os conceitos de tempo na Idade Média e sua relação com a evolução do pensamento medieval, as aulas passam para a relação com o espaço, trazendo à tona tanto os aspectos religiosos como mágicos, gerando um debate sobre o maravilhoso medieval, tanto o cristão como o pagão, nas fronteiras entre a história e a ficção. Nesse sentido, o curso visita diversos elementos que constituem o amplo espectro do que se pode denominar como “maravilhoso”. Passa-se para a análise do tema do amor na Idade Média e de alguns dos mais importantes romances, ficcionais ou não, presentes no pensamento medieval. As aulas terminam com uma reflexão sobre o cotidiano medieval e a sua formação, aprofundando algumas reflexões sobre o pensamento medieval e o contemporâneo. Essa perspectiva comparativa se mantém ao longo dos módulos. 

Módulo I – Diferentes conceitos de tempo na Idade Média 

O tempo circular e espaço do transcendente. O tempo como espaço do sagrado. O tempo como capital. A necessidade de regular o tempo. As relações entre o tempo linear e cronometrado e o sagrado. 

Aula 1 | O tempo como realidade circular e transcendente 

O conceito de tempo. O tempo cronológico. O tempo histórico. O tempo psicológico. O tempo como espaço do transcendente: entre a segurança e a opressão. O tempo sagrado: à espera do fim dos tempos.  O tempo eterno no cotidiano finito. A História como a narração dos feitos notáveis. O tempo em função do trabalho rural: a circularidade e a contagem das horas. O valor do sino.   

Aula 2 | O tempo da burguesia enfrenta o tempo do sagrado 

A burguesia e a invenção do tempo linear. O cálculo do custo dos bens produzidos. A mudança do conceito de tempo no pensamento medieval. O tempo como bem. Perder tempo como pecado. O surgimento do relógio mecânico. Mudanças na concepção do tempo e as mudanças no modo de servir a Deus. Problemas do tempo para ensinar. 

Módulo II – Os conceitos de espaço na realidade medieval 

A sacralização do espaço. Espaços mágicos e espaços santos. Evolução dos conceitos de campo e cidade no pensamento medieval. 

Aula 1 | Os espaços sagrados e o pensamento medieval 

O cristianismo como religião urbana em uma realidade rural. As peregrinações. As virtus dos santos e a sacralização dos espaços. Os “campos santos”. O mágico nos espaços do cotidiano. A busca pelo deserto. As dimensões do bosque. 

Aula 2 | A invenção da cidade 

A cidade romana e a cidade medieval. A burguesia e a invenção da cidade. Características inovadoras da cidade medieval. A oposição entre campo e cidade. 

Módulo III – O maravilhoso medieval 

O pensamento holístico e eclético medieval cristão. Os diferentes conceitos de realidade. A modificação do pensamento cristão medieval. O pensamento mágico. A bruxaria. Diálogos contemporâneos com a bruxaria medieval. 

Aula 1 | O maravilhoso medieval cristão  

Compreendendo o pensamento medieval: a imanência e a transcendência no cristianismo medieval. Fontes do maravilhoso cristão. As invasões germânicas e o maravilhoso medieval cristão. Características do cristianismo rural medieval. Características do cristianismo urbano medieval. Tolerância e embate. Prodígios e portentos. “Mirabilis”, “miraculum” e “magicus”. As invasões germânicas. A prevalência do cristianismo rural sobre o cristianismo urbano. Relíquias, “inventio” e “translatio”. Funções do pensamento mágico cristão. 

Aula 2 | O maravilhoso medieval mágico 

O conceito medieval de “mago”: magia natural e magia sobrenatural. A feiticeira.  A incantatrix. A moira. A meiga. O nubeiro. A manutenção do culto às serpentes no cristianismo. A procissão das almas. Os videntes. A proteção. A perseguição às bruxas. O Martelo das Bruxas (1486). Presenças da simbologia do maravilhoso medieval na cultura contemporânea. 

Módulo IV – Os humanos maravilhosos medievais: viajantes e aprendizes 

Viajantes dos espaços mágicos cristãos: Amaro, Tnugdali, Paulo e Aleixo. A origem e evolução do mago Merlin.  

Aula 1 | O desconforto diante da realidade: viagens pelo além 

Compreendendo o pensamento medieval: a inadequação como modo de adequar-se à realidade. A viagem mística à procura do Éden feita por Santo Amaro. O tempo e o espaço místicos no cotidiano. A vida de Santo Aleixo. Visio TnugdaliVisio Pauli.  

Aula 2 | O desconforto diante da realidade: a busca pela sabedoria 

Os magos medievais. O mago Merlin: Merlin Ambrosiano e Merlin Celidônio. O rei Arthur. Os contos de fadas na Idade Média. 

Módulo V – Elementos sobrenaturais da vida eremítica 

Anacoretas e cenobitas: inícios, diferenças e características. A sabedoria dos apotegmas. O modo de vida sobrenatural anacoreta e cenobita. 

Aula 1 | Os padres e as madres do deserto 

Compreendendo o pensamento medieval: a importância do martírio. O martírio branco. A origem do cenobitismo e do anacoretismo. Características dos anacoretas e cenobitas. Os anacoretas da Síria e da Palestina. Paládio e a História Lausíaca. O movimento pacominiano. Hagiografias e apotegmas: a busca pela sabedoria. O sobrenatural como modo de vida.  

Aula 2 | Duas narrativas exemplares: Santo Antão e Santa Maria Egipcíaca 

Santo Antão e o começo do eremitismo. Santo Antão enfrenta os demônios. Santa Maria Egipcíaca: a vida em Alexandria e a partida para Jerusalém. Presenças de Santa Maria Egipcíaca nas poéticas de Cecília Meirelles e Manuel Bandeira. 

Módulo VI – Os grandes romances da Idade Média 

Aula 1 | “Love is in the air…” 

Compreendendo o pensamento medieval: os conflitos entre amor e sexo. Entre Platão e Aristóteles. O amor cortês. Sir Lancelote e Ginevra.  

Aula 2 | Entre o amor e o cotidiano 

Dom Pedro e Inês de Castro. Abelardo e Eloísa. Tristão e Isolda. 

Módulo VII – O cotidiano na Idade Média 

O conceito de teocentrismo na Idade Média. Da queda da Roma Ocidental à reconstrução do mundo na Idade Média. O dia a dia na Idade Média. 

Aula 1 | As invasões germânicas e a (re)construção da lei 

O surgimento do pensamento medieval: a queda da Roma do Ocidente e as invasões germânicas. A lei e a fé: a reconstrução do mundo medieval. As diferentes etapas da cristianização dos povos da Europa e seus reflexos na construção do pensamento medieval.  

Aula 2 | O dia a dia na Idade Média 

A alimentação. A devoção. A higiene. A saúde. O sexo. A prostituição. A esperança. Os diferentes conceitos de amor. O que podemos aprender com o pensamento medieval. 

Sobre o professor José Luís Landeira

José Luís Landeira tem pós-doutorado em Letras pela Universidade de Coimbra, em Portugal, na área de Literatura e Educação. É doutor em Educação – área de Linguagem e Educação – pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Letras pela mesma universidade. É professor universitário e coordenador de cursos de pós-graduação na área das artes. É também pesquisador e autor de livros e diversos artigos sobre os temas da educação, das artes e das linguagens. Sua pesquisa incide sobre as relações entre as artes (e a literatura) nos seus diálogos entre si e com os contextos de produção e de compreensão. 

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

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