Data
13/05/2022 a 30/05/2022
Horários
13, 16, 20, 23, 27 e 30 de maio, das 19h às 21h, de segundas e sextas.
Ingresso
Valor: R$ 180 Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF) 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
Público: Artistas, produtores culturais e profissionais do terceiro setor, que buscam viabilizar suas propostas de forma permanente, mesmo sem nenhuma experiência em produção cultural.
Neste curso, o profissional vai conhecer os quatro passos para a elaboração de um plano de captação de recursos que respeite o desenvolvimento artístico de cada profissional e aumente os resultados da captação no envio de propostas para governo, empresas e até mesmo com o público de seu projeto. Será apresentado o funcionamento de um processo de captação de recursos do princípio ao fim, demonstrando a função de cada financiador da cultura. O objetivo é que produtores culturais de cidades do interior do estado busquem, de forma consistente, desenvolver um plano eficiente de captação de recursos para a viabilização de seus projetos e desenvolvimento do cenário cultural local.
Conteúdo Programático
Apresentação da oficina e dos participantes
Aula 1 | Panorama do Mercado Cultural
– Função do produtor cultural na cadeia produtiva da cultura
– Análise interna do proponente
Aula 2 | Definição do Propósito do Projeto
– Como mapear as empresas patrocinadoras
Aula 3 | Análise Estrutural de Editais de Patrocínio
– Funcionamento das leis de incentivo
Aula 4 | Elaboração de um projeto de captação de recursos
– Criação de apresentações de projetos culturais
Aula 5 | Transformando plateia em patrocinador
– Cotas de Patrocínio
Aula 6 | Contrapartidas
– Definição de metas e construção de indicadores
Sobre o professor Vitor Souza
Vitor Souza é formado em Artes Cênicas pela USP, especialista em Gestão Pública – Enfoque à Cultura pela UMC e MBA em Gestão Empresarial e Estratégia pela BSP. Atua na produção cultural desde 1996, tendo atuado em diversas frentes do setor, como gestão de equipamentos culturais (Teatros Denoy de Oliveira e Arthur Azevedo), produção de eventos culturais na Cinemateca Brasileira, assessoria para projetos culturais no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, direção de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além de ser responsável pela seleção e gestão de projetos patrocinados de grandes empresas do país. Foi Secretário de Cultura de Guarulhos (2019-2020) e atualmente é Coordenador de Captação de Recursos no Instituto Jatobás e Cocriador da Guarulhos Cultural.
Condições dos cursos MIS
→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021
→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br