A voz que resta
Exibição de filme + bate papo
29.03
SÁB
19H
Data
29.03
Horário
19h
Ingresso
Gratuito
Retirada com 1h de antecedência na bilheteria do museu
Local
Auditório MIS
Classificação
14 anos
A “A voz que resta” é a adaptação para o cinema da peça homônima de Vadim Nikitin. Paulo, um jornalista frustrado, se envolve com sua vizinha casada, Marina, enquanto lida com um emprego medíocre e bloqueio criativo. Em uma noite de embriaguez, ele grava uma carta de despedida repleta de amor e ódio em um cassete para ela, expondo seus demônios emocionais diante da câmera. Após a sessão, acontece um bate-papo com os diretores do filme, Roberta Ribas e Gustavo Machado.
Sobre o filme:
A voz que resta
(dir. Roberta Ribas e Gustavo Machado, 2024, Brasil, 85 min, 14 anos)
Monólogo de sucesso nos palcos, a adaptação cinematográfica de “A voz que resta” chega aos cinemas com distribuição da Pandora Filmes. Como na peça homônima de Vadim Nikitin, o longa acompanha o frustrado Paulo, um jornalista em crise que vive um romance com sua vizinha casada. Em uma noite de bebedeira, ele finalmente expõe todo seu turbilhão emocional em uma fita cassete endereçada para a amada. Com Machado novamente assumindo o papel do protagonista conturbado, o filme mantém a estrutura do monólogo, mas se vale agora de recursos cinematográficos para mergulhar na longa jornada noite adentro de Paulo. Há, porém, uma diferença notável em comparação com a obra original: Marina (Ribas), que na peça era apenas citada, agora tem papel mais ativo e surge em memórias de amor e ódio, no vai e vem do relacionamento. A mudança foi aprovada por Nikitin, que assina também o roteiro do longa-metragem. Convencido do potencial experimental e cinematográfico da trama, ele embarcou com os diretores e o produtor João Godoy no projeto, que foi realizado em apenas quatro dias de gravação em um único cenário.
Sobre os convidados:
Roberta Ribas
Formada em Cinema pela FAAP, é diretora, produtora, assistente de direção e roteirista. Trabalhou em empresas de produção sediadas em São Paulo, em filmes publicitários, séries de TV, videoclipes e projetos institucionais, incluindo Pródigo Films, Na Laje Filmes e Latina Estudio. Atuou como 1ª assistente de direção em vários longas-metragens notáveis. Atualmente, comanda sua própria produtora, Ribas Filmes, fundada em 2014. Além disso, implementou, como coordenadora executiva, a plataforma de streaming Belas Artes À La Carte, e é a produtora e diretora de todo o conteúdo original e vídeos para o serviço.
Gustavo Machado
Ator versátil que construiu uma sólida carreira nas artes cênicas, abrangendo cinema, televisão e teatro. No cinema, ele participou de uma ampla gama de filmes notáveis, incluindo “Elis”, “O banquete”, “Chacrinha”, “Eu receberia as piores notícias dos teus lindos lábios” e outros. Sua presença na televisão também é notável, com papéis de destaque em novelas como “A força do querer” e séries como “Coisa mais linda”, produção original da Netflix. Além disso, sua experiência se estende a mais de 40 produções teatrais, onde atuou em diversos papéis sob a direção de diretores renomados, estabelecendo-se como um talento multifacetado nas artes cênicas. Ao longo de sua carreira, Gustavo Machado demonstrou sua versatilidade e dedicação, destacando-se como um ator proeminente em várias mídias e fazendo contribuições significativas para o cenário artístico brasileiro.
