com Marcelo Lyra
Com o objetivo de propiciar um entendimento geral das principais escolas cinematográficas, das diferentes técnicas narrativas e da evolução da linguagem do cinema, o curso História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica visa discutir os temas apresentando cenas aos participantes de diversos filmes como O Encouraçado Potenkim, Nascimento de uma Nação, Luzes da Cidade , M O Vampiro de Dusseldorf, Cidadão Kane, Ladrões de Bicicleta, O Acossado, Psicose, O Poderoso Chefão, 2001 Uma Odisséia no Espaço e muitos outros.
As aulas são divididas em seis dias, com três horas de duração, da seguinte forma:
1. Breve histórico da evolução da linguagem cinematográfica, do cinema mudo à chegada do som. Estudos de textos de críticos de cinema.
2. A consolidação do cinema clássico narrativo de Cidadão Kane. Panorama do mercado da crítica de cinema. Exibição de cenas de filmes selecionados, traçando um perfil dos principais movimentos estéticos (Neo-Realismo, Nouvelle Vague, Cinema Novo, Cinema Marginal etc). Estudo das diferentes técnicas narrativas.
3. Os gêneros clássicos do cinema: o western, o filme noir, o suspense, a comédia e o terror.
4. O cinema moderno, os cineastas oriundos de universidades como a UCLA (Scorsese, Spielberg, Coppola). Panorama do cinema brasileiro.
5. Tendências do cinema moderno, Kubrick, Leone. O Cinema asiático. Estudos comparativos de dois críticos para o mesmo filme, em geral de abordagens opostas.
6. Estudos de caso, o atual mercado cinematográfico, a migração das salas para os shoppings e suas conseqüências em termos de mercado e linguagem, os rumos do cinema de Hollywood e o cinema independente.
Sobre o ministrante
Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Marcelo Lyra passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon. Ministra regularmente cursos sobre cinema brasileiro e crítica de cinema, em eventos em espaços culturais como o Espaço Unibanco e Cinesesc, em São Paulo, ou em eventos como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2004 e 2007), Cine Ceará etc. Cursou Edição, Roteiro, História da Crítica e Crítica do Audiovisual na ECA-USP e é autor do livro Cinema Como Razão de Viver.