Data
15/02/2022 a 14/04/2022
Horários
Módulo I: 15, 17, 22, 24 de fevereiro, 03, 08, 10, 15, de março, terças e quintas, das 19h às 21h Módulo II: 22, 24, 29, 31 de março, 5, 7, 12, 14 de abril, terças e quintas, das 19h às 21h
Ingresso
Valor: R$ 240 cada módulo; R$ 432 os dois módulos (10% de desconto na compra de ambos os módulos)
Curso On-line
Este curso analítico expositivo é dividido em dois módulos e aborda a evolução da linguagem cinematográfica por intermédio do estudo dos principais filmes e diretores, que, com sua criatividade, propiciaram essa evolução. O curso parte dos irmãos Lumiére, observa como o genial Méliès desenvolve a arte de narrar, passa pelas descobertas de montagem e enquadramentos de Griffth, Chaplin, a chegada do som, a revolução de Orson Welles, Hitchcock e Jean-Luc Godard, até chegar a Kubrick, Coppola, Tarantino e a era digital. Os musicais em Hollywood e no Brasil. Serão estudados todos os movimentos cinematográficos importantes, como Expressionismo, Neorealismo, Nouvelle Vague e Cinema Novo. Ao final, será feita uma análise sobre as possibilidades da era do cinema digital.
Módulo I – Do cinema mudo até o film noir
Aula 1 | Os primeiros passos e as descobertas de Lumiére e Méliès, o surgimento dos enquadramentos, da montagem. O desenvolvimento da arte de falar por imagens: Griffth, o criador da linguagem cinematográfica moderna.
Aula 2 | Charles Chaplin, Buster Keaton. O surgimento das técnicas de montagem, iluminação e enquadramento. A força visual do Expressionismo alemão. A chegada do som, os musicais, o filme de gângster. Como Fritz Lang migra para Hollywood e ajudam a criar o film noir.
Aula 3 | Os primeiros filmes que restaram do cinema mudo brasileiro, “A filha do advogado”, o cinema regional. Os estúdios como Atlântida, Cinédia e Vera Cruz.
Aula 4 | Anos 1940: a revolução de “Cidadão Kane”. O cinema europeu do pós-guerra: Neorrealismo, diretores revolucionários como Rosselini, De Sica.
Aula 5 | Os mestres do cinema japonês: Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. Os musicais.
Aula 6 | O filme B se firma e cria espaço para novos diretores. Surge como gênero a ficção científica, em meio à conquista do espaço e a paranoia da Guerra Fria.
Aula 7 | O fenômeno Alfred Hitchcock, a ruptura de regras e as técnicas de manipulação do espectador. A expansão da tela com os formatos largos do Cinemascope e a novidade dos efeitos 3D.
Aula 8 | A força do novo cinema italiano. Pasolini e Fellini. O talento do sueco Ingmar Bergman.
Módulo II – Da Nouvelle Vague até a era digital
Aula 1 | A Nouvelle Vague francesa: Godard e Truffaut. A arte de Luis Buñuel.
Aula 2 | A influência da Nouvelle Vague no Brasil. Como o movimento europeu influencia o Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Walter Hugo Khouri.
Aula 3 | O ciclo do cinema erótico e as pornochanchadas. O fenômeno Eduardo Coutinho.
Aula 4 | Anos 1960 (parte 2): O cinema de Kubrick e Sergio Leone. O surpreendente talento de diretor do até então ator cômico Jerry Lewis. O revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico. Herzog e o novo cinema alemão.
Aula 5 | Anos 1970: Diretores da chamada Nova Hollywood como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem .
Aula 6 | A indústria se firma com blockbusters como “Tubarão” e “Star Wars”, que dominam o imaginário pop. As novas regras e a ditadura dos script doctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós-moderno: Quentin Tarantino.
Aula 7 | A revolução da era digital. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de “Titanic” e “Exterminador do futuro 2”.
Aula 8 | Balanço geral do curso e os novos rumos da linguagem. Novos rumos a partir da era digital. Personagens digitais tornam-se atores, como em “Harry Potter”. A técnica e a sofisticação visual graças à tecnologia digital de “Matrix”. Balanço geral do curso.
Sobre o professor: Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em instituições como o Museu da Imagem e do Som e o Espaço Itaú de Cinema. É autor do livro “Cinema como razão de viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem.
Sobre o Marcelo Lyra
Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em instituições como o Museu da Imagem e do Som e o Espaço Itaú de Cinema. É autor do livro “Cinema como razão de viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem.
Condições dos cursos MIS
→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
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Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
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Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
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→ Certificado
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→ Descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
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