Data
29/04/2021 a 12/05/2021
Horários
29 de abril, 05, 06 e 12 de maio, quartas e quintas, das 19h às 21h
Ingresso
Pessoas a partir de 60 anos têm 50% de desconto nos cursos (limitado a cinco vagas e uma por CPF). Use o cupom IDOSO50OFF na hora da compra.
Online, ao vivo via Zoom Cloud Meetings
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br
Este curso, de caráter introdutório e para todos os públicos, vai apresentar a riqueza pouco conhecida do cinema africano, desde o turbulento período pré-independência e os primeiros cinemas dos países do norte da África, passando pela cinematografia da descolonização, o dilema dos financiamentos, as indústrias e o cenário contemporâneo. Em cada aula, trechos de filmes fundamentais e pouco conhecidos pelo público farão os alunos mergulharem numa cinematografia que merece ser vista cada dia mais.
Aula 1 | Cinema pré-independência e pioneiros do cinema africano
Aula 2 | Cinema africano de países islâmicos: Marrocos e Egito.
Aula 3 | Nollywood (Nigéria) e África do Sul
Aula 4 | Cinema luso-africano: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.
Sobre o professor Franthiesco Ballerini,
Franthiesco Ballerini, finalista do 60º Prêmio Jabuti pelo livro Poder suave – Soft Power, é jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em audiovisual e jornalismo cultural. Acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina para o jornal O Estado de S. Paulo e Rádio Eldorado. Foi crítico de cinema da TV Gazeta e colunista de jornalismo cultural do Observatório da Imprensa. Atualmente, é colunista de soft power do norte-americano Fair Observer. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois, Loyola University e Harvard University, nos EUA, além da Freie Universitat de Berlim. É autor dos livros Diário de Bollywood (2009), Cinema brasileiro no século 21 (2012), Jornalismo cultural no século 21 (2015), Poder suave – Soft Power (2017), com prefácio do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e História do cinema mundial (2020), prefaciado por Walter Carvalho. Produziu filmes, como o documentário Bollyworld e Legacy, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de Nome, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br