MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

História do cinema de horror brasileiro

O curso apresenta um panorama da produção do cinema de horros no Brasil, passando pelas diversas e distintas realizações no gênero. Aulas expositivas.

Data

04/02/2015 a 25/02/2015

Horários

quartas, das 19h às 22h

Ingresso

R$100,00

O curso apresenta a produção de filmes brasileiros de horror, muito vasta e distinta, que assombrou as telas nacionais muito antes de Zé do Caixão e além das perversões de José Mojica Marins e da irreverência de Ivan Cardoso.

Os alunos conhecerão os primórdios do gênero no Brasil, as comédias musicais com fantasmas; os melodramas góticos; as produções inspiradas em monstros do folclore brasileiro e em entidades da umbanda; além de obras de cineastas prolíficos como Carlos Hugo Christensen, Walter Hugo Khouri, Fauzi Mansur e Jean Garrett;  as realizações experimentais e a intensa produção da Boca do Lixo e a novíssima geração, com Rodrigo Aragão e Paulo Biscaia Filho. 

As aulas abordam algumas das cerca de 300 produções do gênero no Brasil, demonstrando que esse tema sempre esteve presente em nosso cinema e a sua viabilidade.

Sobre o professor
Carlos Primati é jornalista, crítico, historiador e pesquisador do cinema de horror. Publicou artigos sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o horror no cinema brasileiro. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu, juntamente de Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD. Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Além deste curso, ministrou também no MIS "A História do Cinema de Horror" e "O Cinema de Alfred Hitchcock". Atualmente trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror. 

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Governo do Estado de SP