Data
19/11/2010 a 27/02/2011
Horários
1ª. Etapa: 19 e 20 de novembro de 2010 2ª. Etapa: 26 e 27 de fevereiro de 2011 10 às 20h
Ingresso
R$ 300,00 (Associados do Cinema do Brasil têm 50% de desconto; Associados dos Programas Brazilian TV Producers, da Film Brazil, ABDESIGN, Projeto Brasil Arte Contemporânea e Brazilian Publishers têm 20% de desconto).
Inscrições até 13 de outubro pelo site UpTo3´.
Vagas: 10
Critério de seleção: avaliação da proposta por uma comissão de seleção coordenada por Jesse Cleverly
Requisitos: participantes precisam ter fluência em inglês.
As propostas devem:
Conter a descrição do projeto em português e inglês (2 a 4 páginas)
Contemplar até três mídias, entre elas uma necessariamente audiovisual.
Demonstrar um senso de narrativa forte
Ter um público-alvo definido (target da audiência)
Apontar quais as mídias envolvidas e porque elas são particularmente adequadas para a implementação de projeto;
Comunicar o envolvimentos dos criadores
Explicar as razões pelas quais estão bem capacitados para o desenvolvimento do projeto em múltiplas plataformas.
Delinear as experiências anteriores, apontando os conhecimentos específicos: É preciso enviar o currículo do criador do projeto, com indicação da empresa produtora que irá executar o projeto, e um link de trabalhos realizados. Caso o autor não tenha experiência na área audiovisual, é necessário o envio do currículo do representante do projeto (ligado à área audiovisual).
Mais informações no site do projeto Bíblias Transmídia.
Confira vídeo de apresentação do Workshop
Com Jesse Cleverly
O Programa Cinema do Brasil, em parceria com o Ministério da Cultura, o Programa Up to 3’, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizarão o I Workshop de Bíblias Transmídia, ministrado por Jesse Cleverly, sócio-diretor de criação da Connective Media Solutions e ex-diretor de coprodução e aquisição de conteúdo da BBC Children.
O workshop tem como objetivo capacitar os participantes para o desenvolvimento de projetos em transmídia a partir de uma proposta de conteúdo audiovisual multiplataforma ligada as mais diversas áreas, como cinema, artes plásticas, literatura, quadrinhos, meio-ambiente, sociedade, design, games e novas linguagens.
O workshop inicial apresentará os conceitos e fundamentos de Transmídia, aplicados e dirigidos às propostas participantes. Durante três meses, as propostas serão desenvolvidas e arquitetadas em bíblias transmídia, através de um trabalho intenso (à distância) entre os participantes e Jesse Cleverly. Já na segunda fase, os projetos serão finalizados e cinco serão escolhidos para fazer parte de uma sessão de pitching com ‘compradores de conteúdo’ internacionais.
Conteúdo abordado:
Os grandes temas da transmídia – o que é.
Projeto: Temas, objetivos, público, clientes, rentabilidade e mensagens-chave, e benefício.
Criar um universo narrativo, encontrar o centro moral e mapear a transmídia.
Roteiro, gênero e duração.
O público – a tecnologia e os hábitos de mídia, desejos e necessidades.
Abordagem, a plataforma-chave, as capacidades de relação e o índice de alocação / plataforma.
Cronograma do projeto, dividido por plataformas.
Dinheiro: Possível orçamento, clientes, fontes de receitas e estratégias.
Desenvolvimento