A palavra e o poder
Lançamento de livro + bate-papo
22.10
QUA
19H
Data
22.10
Horário
19h
Ingresso
Gratuito
Local
Auditório MIS
Classificação
Livre
Em parceria com a Folha de S.Paulo, o MIS recebe o lançamento, seguido de debate, do livro “A palavra e o poder”, publicação organizada por Rodrigo Tavares, professor e colunista da Folha; Flavia Lima, editora de Diversidade do jornal e secretária-assistente de redação; e Naief Haddad, repórter especial da Folha.
Sobre o livro
O fim da ditadura militar inaugurou a Nova República e abriu espaço para debates profundos sobre democracia, desigualdade racial e de gênero, justiça social, meio ambiente e alterações climáticas e modelos de desenvolvimento econômico. Nesse cenário de promessas constitucionais e transformações profundas, entre 1985 e 2025, a Folha publicou mais de 150 mil artigos de opinião.
Parte desse material é agora recuperado e confrontado com reflexões inéditas de personalidades convidadas. O resultado é um retrato vivo dos embates que marcaram o Brasil nas últimas quatro décadas e que permanecem atuais, das promessas não cumpridas da democracia aos limites institucionais, das tensões econômicas aos impasses ambientais.
Foram escolhidos textos históricos que revelam momentos em que a palavra se tornou mais que registro. Foi denúncia, resistência, disputa de sentidos e imaginação de futuros. Os artigos inéditos ampliam esse legado ao romper com padrões que durante décadas limitaram o acesso à opinião pública.
Ao longo de 81 textos, a democracia aparece em sua forma mais ampla. Ao aproximar vozes consagradas e contemporâneas, “A palavra e o poder” convida o leitor a revisitar a história recente do Brasil e a refletir sobre os rumos do país.
Sobre o debate
Apresentação: Sérgio Dávila, diretor de redação da Folha de S. Paulo.
Introdução: Naief Haddad, um dos organizadores do livro.
Debatedores: Luciany Aparecida, escritora e vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2024 com o romance “Mata doce”; Michel Temer, ex-Presidente da República; Oscar Vilhena, professor do curso de Direito da FGV-SP, mestre em Direito pela Universidade Columbia (EUA) e doutor em Ciência Política pela USP; e Txai Surui, líder indígena e coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé e colunista da Folha.
Mediação: Fernanda Mena, repórter especial da Folha.
