MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Lançamento do box de livros “Crescer e partir”, de Tamara Klink | Presencial

A jovem navegadora e escritora Tamara Klink lança no MIS os livros “Um mundo em poucas linhas” e “Mil milhas”, reunidos no box “Crescer e partir”.

Data

14/12/2021

Horários

Terça, das 17h às 21h

Ingresso

Gratuito

Faça uma visita segura ao MIS: Use máscara e mantenha o distanciamento indicado.

A navegadora e escritora participa de sessão de autógrafos no dia 14.12 no Foyer do Auditório MIS

A jovem navegadora e escritora Tamara Klink lança no MIS os livros “Um mundo em poucas linhas” e “Mil milhas”, reunidos no box “Crescer e partir” (Ed. Peirópolis). As obras trazem textos em prosa e poesia sobre viagens, travessias e deslocamentos no espaço e no tempo; o projeto gráfico é da sua irmã gêmea e designer Laura Klink. O evento conta com sessão de autógrafos e exposição com algumas imagens dos livros, que só poderão ser vistas nesse dia. 

Tamara Klink fala em seus textos de experiências vividas desde a infância com a família velejadora, passando pela adolescência, a escolha de seu próprio caminho. Aos 24 anos, especializou-se em arquitetura naval, logo após ter realizado sua primeira viagem em solitário pelo mar do Norte no próprio veleiro, apelidado de Sardinha. A partir dessa e de outras viagens, nasceram as duas obras. Ela chegou ao Brasil no início de novembro de 2021, após sua primeira travessia oceânica – saiu de Nantes, na França, e veio até Recife, no Brasil, mais uma vez sozinha em seu veleiro. 

“Um mundo em poucas linhas” apresenta poemas e textos em prosa poética com reflexões sobre a vida, as experiências de crescimento, os aprendizados das várias viagens em família. Os textos conversam entre si e mostram o caminho da autora e seu amadurecimento, sem necessariamente seguir uma ordem cronológica, e sim afetiva, do que foi vivido. 

“Mil milhas” revela, por meio do relato de viagem, o desafio vivido pela jovem navegadora, quando, aos 23 anos, resolve empreender uma viagem em solitário em um veleiro da costa da Noruega até a França. Mesmo com o caráter épico da aventura, Tamara não deixa de mostrar o quão humana é, por meio de suas reflexões pessoais e íntimas sobre a coragem, o medo, a viagem solitária, a navegação feminina, as suas origens e os afetos envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. 

Realizar suas próprias expedições exige uma preparação incomum para alguém da sua idade. E é justamente essa longa travessia que está presente em sua obra, não só a de içar velas e partir, mas a passagem da adolescência para a vida adulta. Um livro sobre a liberdade, a alegria e a coragem para vivenciar seus próprios caminhos. A obra de Tamara pode construir pontes com jovens leitores, possibilitando que se espelhem na autora para encontrar sua própria voz. 

Sobre a Editora Peirópolis 

Fundada em 1993, a Editora Peirópolis tem um catálogo diverso composto por títulos de literatura infantojuvenil e adulta, educação, comunicação e mídias, desenvolvimento socioambiental e terceiro setor. Tem obras laureadas com importantes prêmios de literatura do Brasil e do mundo: dois Prêmios Jabuti, três White Ravens e 16 Prêmios da Fundação Nacional da Literatura Infantil e Juvenil (FNLIJ). Além disso, teve 59 obras com selos de Altamente Recomendáveis (FNLIJ), 62 títulos escolhidos para compor o Catálogo de Bologna (FNLIJ-IBBY), 31 indicações para o Acervo Básico da FNLIJ, e 99 livros selecionados para integrar acervos de bibliotecas públicas e escolas de todo o Brasil. Mais informações em vendas@editorapeiropolis.com.br e https://www.editorapeiropolis.com.br/tamara-klink. 

Sobre a autora

Tamara Klink viaja desde pequena na companhia da família. Mas sempre planejou “navegar consigo mesma”, e foi construindo as condições para isso enquanto crescia. Aos 24 anos, especializou-se em arquitetura naval em Nantes, logo após ter realizado sua primeira viagem em solitário pelo mar do Norte no próprio veleiro apelidado Sardinha. Em 2021, Tamara Klink completou sua primeira travessia oceânica, que durou 3 meses, em solitário – saiu de Nantes, na França, e desembarcou em Recife, no Brasil. Os textos da velejadora Tamara Klink costumam nascer em cadernos e diários que a acompanham em seus caminhos; brotam também nas redes sociais, contando aos seguidores por onde ela anda revelando as paisagens de fora e de dentro. Nesses cenários, o deslocamento está sempre presente, seja físico ou existencial. “Eu escrevo pra ter tempo de perceber a vida, que corre, escorre ao meu redor. A vida que emerge do mar na forma de golfinhos, de baleias. Eu escrevo porque o texto me faz companhia. Quando estou sozinha, quando estou cercada. Quando estou longe ou perto de mim. Eu posso conversar comigo deste instante, eu posso conversar comigo de outros tempos. Os textos marcam etapas de um caminho. Eu escrevo pra mapear os lugares por onde eu passo, pra cartografar os lugares que passam por mim. O livro é uma coleção de cartografias.” – Tamara Klink 

Governo do Estado de SP