MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

abertura da exposição “O gosto da guerra”

Lançamento do livro com bate papo

Data

10.07

Horário

19h

Ingressos

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Local

Auditório MIS + Foyer Auditório MIS

Em parceria com a Companhia das Letras, o MIS lança a nova edição do livro “O gosto da guerra”, que traz um relato do premiado jornalista brasileiro José Hamilton Ribeiro sobre a cobertura da Guerra do Vietnã, além de outros textos — incluindo inéditos em livro — publicados na Realidade, a mais importante revista de reportagens da nossa imprensa. A obra conta com posfácio de Patrícia Campos Mello. 

No lançamento do livro, será realizado um bate-papo com os jornalistas José Hamilton Ribeiro e Patrícia Campos Mello.  

Sobre o livro  

José Hamilton Ribeiro foi um dos raros jornalistas do país a entrar no Vietnã durante os conflitos que, por quase duas décadas, fizeram tremer o Sudeste Asiático — e abalaram o mundo, que não seria o mesmo depois da humilhante derrota da maior potência militar global, as forças armadas dos Estados Unidos.  

Narrada em tom coloquial, na qual não faltam ironias, a reportagem sobre o Vietnã de José Hamilton Ribeiro (ele mesmo uma baixa do conflito, após pisar em uma traiçoeira mina na Estrada sem Alegria) capta toda a dimensão trágica dessa guerra desigual e insere o autor na tradição do jornalismo literário ao lado de grandes nomes da imprensa internacional. 

Nesta edição revista e ampliada, o texto original vem acompanhado por outra reportagem de José Hamilton, também escrita em 1968, em que ele narra seus primeiros dias no Vietnã, além de colaborações do autor para a revista Realidade, que dão uma amostra do tipo de jornalismo praticado por ele e explicam por que Hamilton é o repórter mais premiado do Brasil. 

Sobre a exposição 

A exposição “O gosto da guerra” apresenta uma seleção de fotografias sobre a história do repórter José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã, trazendo imagens registradas por ele e pelo fotógrafo que o acompanhou na cobertura, o japonês Keisaburo Shimamoto. Além disso, a mostra destaca o trabalho de cinco outros correspondentes de guerra do século 20, que cobriram outros conflitos: André Liohn, Hélio de Campos Mello, Juca Martins, Leão Serva e Yan Boechat. As fotografias oferecem uma visão direta e impactante dos conflitos armados, retratando a realidade e os custos humanos da guerra. 

Sobre o jornalista e escritor 

José Hamilton Ribeiro é paulista de Santa Rosa do Viterbo, onde nasceu em 29 de agosto de 1935. Ao longo de sua carreira, esteve à frente da criação da revista Realidade, que se tornou um paradigma do jornalismo brasileiro, e da Quatro Rodas. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no Globo Repórter, no Fantástico e no Globo Rural, veículo onde exerceu as funções de repórter e editor. Considerado um dos maiores jornalistas do país, Zé Hamilton ganhou sete prêmios Esso, e, em 2006, recebeu o Maria Moors Cabot, a mais antiga honraria internacional do jornalismo, da Escola de Jornalismo de Columbia, em Nova York. Vive em Uberaba (MG). 

Sobre a debatedora  

Patrícia Campos Mello é repórter especial e colunista. Vencedora do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa e do Prêmio Rei da Espanha. Formada em Jornalismo pela USP, tem mestrado pela Universidade de Nova York (NYU). Foi correspondente em Washington de 2006 a 2010.   

Governo do Estado de SP