Data
10/07/2021
Horários
Filme disponível de 08.07 (às 11h) até 10.07 Bate-papo ao vivo no dia 10 de julho, às 18h, no canal do MIS YouTube
Ingresso
Gratuito – online
Com interpretação em Libras
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.
Neste mês de julho, em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte (www.belasartesalacarte.com.br), o MIS apresenta uma mostra de filmes que percorre o mundo, transitando por vários continentes. Na segunda edição, você pode assistir gratuitamente à comédia libanesa “Caramelo” (dir. Nadine Labaki, Líbano e França, 2007, 14 anos), que ganha debate com Mona Perlingeiro (cientista social e estudiosa da cultura do Oriente Médio), mediada por Giuliana Monteiro (roteirista e diretora).
O filme fica disponível de 08.07 (às 11h) a 10.07 por meio deste link.
O bate-papo acontece no canal do MIS no YouTube.
Sobre o filme
Caramelo (dir. Nadine Labaki, Líbano e França, 2007, 14 anos)
Um salão de beleza em Beirute é o paraíso para cinco mulheres nesta comédia libanesa. A dona do salão, Layale, consulta suas funcionárias sobre um problemático caso de amor; a estilista Rima não sabe como lidar com a sua atração por uma cliente e a costureira Rose abandona suas próprias ambições para cuidar de sua família. Com o apoio de seus amigos no salão, as mulheres buscam respostas para questões da vida, amor e felicidade.
Sobre a debatedora
Mona Perlingeiro é consultora em migrações e educadora, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora voluntária do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-Unicamp) e do ProMigra (USP). Pesquisa temas relacionados ao Oriente Médio há 14 anos e, em 2015 foi, intercambista pela Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel (FFIPP).
Sobre a mediadora
Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque, Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e também na finalização do longa-metragem documental “Bento”.
Sobre o Belas Artes À La Carte
O Belas Artes à La Carte é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que conta com cerca de 400 títulos, inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, superpremiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e Lefosse (patrono).