MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Ciclo de Cinema e Psicanálise | Retrato de uma jovem em chamas

Na primeira edição de 2021, o Ciclo debate o longa-metragem Retrato de uma jovem em chamas, dirigido por Céline Sciamma.

Data

26/01/2021

Horários

às 20h

Ingresso

gratuito – online

A cada edição o Ciclo de Cinema e Psicanálise traz um filme em longa-metragem (ficcional ou documental) seguido de debate com um colaborador do jornal Folha de S.Paulo e um psicanalista convidado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. Na temporada #MISemCASA, as edições são quinzenais, e o público pode assistir ao filme antecipadamente em plataformas de streaming.

Na primeira edição de 2021, o Ciclo debate o longa-metragem Retrato de uma jovem em chamas (Portrait de la Jeune Fille en Feu, dir. Céline Sciamma, França, 2019, 121 min, 14 anos, disponível no Looke, Apple iTunes, Google Play, Now e Telecine Play). Nesta edição, as convidadas são Magda Guimarães Khouri, psicanalista da SBPSP e a repórter da Folha de S.Paulo Marcella Franco. A mediação é de Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP. O filme ganhou o Prêmio de Roteiro do Festival de Cannes em 2019, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e indicado à Palma de Ouro em Cannes em 2019.

Sobre o filme
Na França do século 18, a mãe de Héloise (Adèle Haenel) contrata uma pintora para que ela faça um retrato da filha para ser enviada a um pretendente rico. Diante do casamento arranjado e não consentido, ao vislumbrar e temer a perda da infância e a obrigação de enfrentar o desconhecido, a jovem se nega a posar para o quadro. Marianne (Noémie Merlant) se faz passar por dama de companhia de Héloise para que, à noite, possa pintar de memória sua modelo. O relacionamento entre as duas fica cada vez mais intenso.

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube  (com interpretação em Libras).

Sobre as debatedoras

Magda Guimarães Khouri é psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, editora da Revista IDE (2005-2006), Diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2007-2010), Diretora de Comunidade e Cultura da FEPAL (2015-2016), Diretora de Atendimento à Comunidade (2017-2020) e organizadora, com Bernardo Tanis, do livro A trama das cidades (Ed. Casa do Psicólogo, 2009).

Marcella Franco é repórter da Folha e mantém o blog Do Meu Folhetim, onde escreve sobre o cotidiano das mulheres, maternidade e relacionamentos. Já passou pelo Jornal do Brasil, revista Bravo, revista Alfa, MTV e portal R7. É criadora do Curso de Escrita Criativa Marcella Franco, criadora e apresentadora do podcast Criando Caso sobre literatura e escrita criativa, e é professora de curso bacharelado em Letras. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional) e Bain & Company (apoio institucional).

Governo do Estado de SP