Data
05/11/2021
Horários
20h
Ingresso
Gratuito on-line
O gênero cinematográfico de terror desde o nascimento do cinema no final do século 19 encanta e aterroriza gerações, tendo o seu auge entre os anos 1960 e 1980, sendo representados por nomes como Roger Corman, David Cronenberg e Robert Eggers. Desde então continua inspirando jovens cineastas a produzir obras assustadoramente cativantes. O programa MIS Cine & Horror, que conta com a curadoria do jornalista e cineasta Duda Leite, convidou renomados diretores e atores para discutir esse gênero e criar um acervo de entrevistas disponíveis ao público no canal do MIS no YouTube. Um material único para fãs do gênero e para pesquisa, difusão e preservação da memória cinematográfica.
Na segunda entrevista da série MIS Cine & Horror, realizada em 04.12.2020, convidamos o ator alemão Udo Kier, que já atuou em mais de 269 filmes. Kier ganhou status cult após estrelar dois filmes de terror produzidos pelo artista multimídia Andy Warhol: “Carne para Frankenstein” (1973) e “Sangue para Drácula” (1974), ambos dirigidos por Paul Morrissey. Kier trabalhou com diretores importantes, como o dinamarquês Lars von Trier, o alemão Rainer Werner Fassbinder, o norte-americano Gus Van Sant – com quem trabalhou em “Garotos de programa” ao lado de River Phoenix e Keanu Reeves, e o italiano Dario Argento, com quem fez “Suspiria”. Nesta entrevista exclusiva direto de sua casa em Palm Springs, Kier também fala sobre sua relação profissional com Madonna e sua amizade com Sônia Braga, com quem estrelou “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles em 2019.
Assista no canal do MIS no YouTube.
Sobre o convidado
Udo Kier nasceu em Lindenthal, Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Mudou-se para a Inglaterra aos 18 anos de idade, em 1962, onde começou sua carreira como ator de teatro, tendo debutado como ator de cinema no curta-metragem britânico “The Road to Saint Tropez” (1966). Estreou em longas no drama criminal “Schamlos”(1968). Com mais de 250 trabalhos em sua filmografia – entre produções cinematográficas e televisivas – é conhecido mundialmente por seus papéis em longas de horror, como os populares “Carne para Frankenstein (1973)”, “Suspiria (1977)” e “Blade: o caçador de vampiros (1998)”. É considerado um dos maiores atores alemães de sua geração.
Sobre o curador
Duda Leite é jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor, roteirista e diretor em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Pelo Eurochannel, cobriu os principais festivais de cinema do mundo, entre eles Cannes, Berlim e Veneza. Como jornalista, colabora com revistas como Vogue, Playboy e Bravo. Desde 2012, é curador do Music Video Festival (m-v-f), o maior Festival dedicado aos videoclipes no Brasil. Em 2019, Duda fez a curadoria nacional da exposição “Musicais no cinema” no MIS em São Paulo. Desde 2019 ministra os cursos “As histórias dos videoclipes” e “As histórias dos cideoclipes queer” em instituições como o MIS, Sesc e o B_arco.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).