Data
24/05/2020
Horários
20h
Ingresso
Gratuito – atividade online
A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990.
Os filmes dessa programação são versões digitalizadas de obras produzidas nos formatos 35mm e também 16mm. Neste dia, a mostra apresenta o recorte Contracultura. Segundo o dicionário Houaiss, contracultura é a “mentalidade dos que rejeitam e questionam valores e práticas da cultura dominante da qual fazem parte”. Em toda a história da humanidade, muitas mulheres e homens lutaram contra a doutrinação e produziram, debateram, documentaram sua luta, sempre colocando a definição de “cultura” em discussão.
Na mostra Contracultura, nomes como Tom Zé e Chiquinho Brandão falam sobre rebeldia, capitalismo, antropofagia cultural, mostrando porquê questionar o status quo sempre se faz necessário.
São exibidos os filmes:
Infinita Tropicália (Dir. Adilson Ruiz, Brasil, 1986, 35 min, 14 anos)
A longa viagem (Dir. Wagner Carvalho e Ivan Novaes, Brasil, 1984, 23 min, 14 anos).
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).