MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | VIDEOARTEPAPO #20 | Cao Guimarães

O MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, o convidado desta vigésima edição é Cao Guimarães.

Data

15/07/2021

Horários

19h, ao vivo

Ingresso

Gratuito – online

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. O convidado desta vigésima edição é Cao Guimarães, artista que possui uma produção intensa desde o final dos anos 1980, atuando no cruzamento entre as artes plásticas e o cinema. 

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre o artista

Cao Guimarães atua no cruzamento entre as artes plásticas e o cinema. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim(Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), entre outras. Participou de importantes exposições, como XXVII Bienal de São Paulo, Brasil; Insite Biennial 2005, México; “Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil”, EUA; “Tropicália: The 60s in Brazil”, Áustria; “Sharjah Biennial 11 Film Programme”, Emirados Árabes Unidos e “Ver é uma fábula”, Brasil, uma retrospectiva com grande parte das obras do artista expostas no Itaú Cultural, em São Paulo. Realizou novel onga-metragens: “O homem das multidões” (2013), “Otto” (2012), “Elvira Lorelay Alma de Dragón” (2012), “Ex isto” (2010), “Andarilho” (2007), “Acidente” (2006), “Alma do osso” (2004), “Rua de mão-dupla” (2002) e o “Fim do sem fim” (2001), que participaram de renomados festivais internacionais, como Cannes, Locarno, Sundance, Veneza, Berlim e Rotterdam. Ganhou retorspectivas de seus filmes no MoMA, em 2011, Itaú Cultural, em 2013, BAFICI (Buenos Aires) e Cinemateca do México em 2014. Em setembro de 2017, inaugurou a maior exposição e retrospectiva acerca de sua obra em território europeu, no Eye Filmmuseum, em Amsterdã. 

Referência: http://www.caoguimaraes.com/bio/ 

Sobre a idealizadora 

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Governo do Estado de SP