Data
17/12/2020
Horários
19h
Ingresso
Gratuito – online
O mais novo programa do #MISemCASA visa mostrar que a videoarte é para todos. Há 50 anos, artistas brasileiros começaram a experimentar essa linguagem e, desde então, a videoarte ganha cada vez mais espaço.
O MIS, que em 2020 também completa 50 anos, detém vários trabalhos e registros desses artistas e, quinzenalmente, compartilha ideias e produções dentro da sua programação online.
O Museu convidou a videoartista Marcia Beatriz Granero para conduzir o VideoArtePapo MIS, com exibições e debates com convidados especiais no canal do Museu no YouTube.
Nesta quinta-feira, a convidada do programa, que participa da conversa ao vivo, é Regina Silveira, uma figura central na arte conceitual brasileira. Produz videoarte desde os anos 1970, incluindo videoinstalações e realidade virtual e aumentada. Investigou a tensão entre movimento e perspectiva espacial, inserindo significado político em instalações que respondem a locais específicos.
Reconhecida por suas explorações paródicas do espaço através de construções geométricas, a obra de Silveira é celebrada tanto pelo rigor conceitual quanto pelo impacto formal. Nos anos 1960, iniciou uma formação artística sob a tutela do pintor expressionista Iberê Camargo, e também estudou xilogravura com Francisco Stockinger e litografia com Marcelo Grassmann.
Com Doutorado na ECA/USP (1984), onde lecionou a partir de 1974, tem extensa carreira docente. Desde os anos 1960 tem realizado inúmeras exposições individuais e participado de coletivas selecionadas nacionais e internacionais. Foi artista convidada da Trienal de Setouchi, Japão (2016); da Bienal de Havana (1986, 1998, 2015); da Médiations Biennale Poznan, Polônia (2012); da Bienal do Mercosul (2001, 2011); da Bienal de Taipei (2006); e da Bienal de São Paulo (1981, 1983, 1998).
Entre as premiações recentes, em 2013 recebeu o Prêmio MASP; em 2012, o Prêmio ABCA; em 2009, o Prêmio Fundação Bunge e, em 2007, o Prêmio Bravo Prime. Suas obras estão presentes em diversas coleções e museus, nacionais e internacionais.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).