MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | VideoArtePapoMIS #16 | Lenora de Barros

A videoartista Marcia Beatriz Granero conduz o programa, que nesta semana recebe Lenora de Barros

Data

20/05/2021

Horários

19h, ao vivo

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras 

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte com artistas representativos, lançando luz sobre diversos trabalhos que integram o Acervo do Museu. A videoartista Marcia Beatriz Granero conduz o programa, que nesta semana recebe Lenora de Barros, artista que vem construindo desde os anos 1970 uma trajetória singular dentro do contexto da arte contemporânea brasileira. A poesia visual “Arte em videotexto” foi uma de suas primeiras obras, exibida na 17ª Bienal de São Paulo(1983). Desde então, suas criações exploram as possibilidades da videoarte, performance, fotografia, instalação sonora e a construção de objetos. A linguagem audiovisual é marcada, particularmente, por uma narrativa poética através da performance vocal. 

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.
 

Sobre a artista

Lenora De Barros é formada em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou sua trajetória artística na década de 1970, época de intenso experimentalismo na arte brasileira, marcada por uma forte tendência construtiva e vanguardista que vinha desde os anos 1950. As primeiras obras criadas por Lenora de Barros podem ser colocadas no campo da poesia visual a partir do movimento da poesia concreta da década de 1950. Palavras e imagens foram os seus materiais iniciais. Em 1983, publicou o livro “Onde se vê”, um conjunto de “poemas” bastante incomuns. Alguns deles dispensaram o uso de palavras, construídos como sequências fotográficas, onde a própria artista representava diferentes personagens em atos performáticos. Esse livro já anunciava o trânsito de Lenora de Barros para o campo das artes visuais, o que acabou por acontecer. Desde então, a artista segue seu caminho pessoal, marcado pelo uso de diversas linguagens: videoarte, performance, fotografia, instalação sonora e construção de objetos. Entre as recentes mostras e atividades, destacam-se Mostra Crear Mundos, sob a curadoria de Cecilia Jaime e Manuela Otero, na Fundación Proa, Buenos Aires, Argentina, 2020; 10ª Mostra 3M – “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade”, sob a curadoria de Camila Bechelany, no Parque Ibirapuera, São Paulo, SP; “On Everyone’s Lips –The Oral Cavity in Art and Culture”, curada por Uta Ruhkamp, Kunstmuseum Wolfsburg, Alemanha; “Tools for Utopia”, curada por Marta Dziewanska, Berna, Suíça; “Pisa na paúra” (solo), Galeria Millan, São Paulo, SP, 2017; “ISSOÉOSSODISSO” (solo), Paço das Artes e Oficina Oswald de Andrade, São Paulo, SP, 2016; “Radical Women: Latin American Art, 1960-1985", Hammer Museum, Los Angeles, EUA, 2017, Brooklyn Museum, New York-NY, EUA, Pinacoteca de São Paulo, 2018; “Ready Made in Brazil”, Fiesp, São Paulo, SP. Sua obra faz parte de coleções públicas e particulares no Brasil e no exterior: Hammer Museum, Los Angeles, EUA; Museu d’Art Contemporani de Barcelona, Espanha; Daros-Latinamerica, Zurique, Suíça; Bronx Museum New York, EUA; Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e Pinacoteca de São Paulo. https://vimeo.com/user10964402 

Sobre a idealizadora

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Governo do Estado de SP