MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Helen Mirren

Mostra Dia Internacional da Mulher

Data

08 e 09.03

Horário

Horários diversos

Ingresso

R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), disponíveis na plataforma Megapass (online) e na bilheteria do MIS a partir de 07.03, às 12h

Local

Auditório MIS (172 lugares)

Classificação

De acordo com cada filme

Celebrando o Dia Internacional da Mulher, o MIS apresenta sua já tradicional mostra de cinema em homenagem a uma figura incontornável do cinema mundial. Neste ano, Helen Mirren, atriz britânica que comemora 80 anos, é a homenageada. Com curadoria do diretor-geral do MIS e cineasta André Sturm, foram selecionados três títulos pouco conhecidos da atriz, confirmando o MIS como espaço de belas descobertas. Os títulos ressoam gêneros cinematográficos diferentes, que imprimem com clareza a variedade interpretativa da homenageada. 

Sábado, 08.03

15h 

A costa do mosquito 

(dir. Peter Weir, 1986, EUA, 117 min, 12 anos, digital) 

O filme acompanha Allie Fox (Harrison Ford), um inventor idealista e excêntrico que se frustra com o consumismo e a corrupção da sociedade americana. Convencido de que pode construir um novo mundo, ele leva sua família para uma selva remota na América Central, onde tenta criar uma comunidade utópica e autossuficiente. No entanto, à medida que seu comportamento se torna cada vez mais obsessivo e autoritário, a vida na selva começa a desmoronar, colocando sua família em perigo e revelando os limites de sua visão idealista. O roteiro é assinado por Paul Schrader, a partir do romance homônimo de Paul Theroux. 

17h30 

Jutland – reinado de ódio 

(dir. Gabriel Axel, 1994, França/Alemanha/Dinamarca/Reino Unido/Países Baixos, 85min, 14 anos, digital) 

O filme narra um drama de guerra ambientado na Dinamarca, centrado nas batalhas e tensões entre grupos rivais na região de Jutland. O príncipe Fenge (Gabriel Byrne) mata seu irmão para ficar com o reinado e se casa com a rainha, ex-mulher da vítima. O príncipe Amled (Christian Bale), filho do rei morto, testemunha o assassinato do pai e pretende vingar sua morte. Baseado na história real que inspirou Shakespeare a escrever “Hamlet”. 

Domingo, 09.03

15h 

As loucuras do rei George 

(dir. Nicholas Hynter, 1994, Reino Unido, 97 min, 12 anos, digital) 

Drama histórico britânico, baseado na peça de Alan Bennett. O filme retrata o reinado do Rei George III da Inglaterra, no final do século 18, quando ele começa a exibir sinais de uma doença cognitiva desconhecida. Sua saúde mental em declínio coloca em risco sua posição no trono e desencadeia uma crise política. Enquanto os médicos tentam descobrir a causa de sua loucura com tratamentos ineficazes e dolorosos, a rainha Charlotte e aliados leais lutam para protegê-lo de ser removido do poder por seu próprio filho, o Príncipe de Gales, que ambiciona tomar o trono. 

Sobre a atriz 

Helen Mirren é conhecida por sua versatilidade no cinema, teatro e televisão, tendo ganhado reconhecimento internacional por sua capacidade de interpretar personagens de grande profundidade emocional, além de seu carisma e elegância. Um dos papéis mais icônicos de sua carreira foi o da Rainha Elizabeth II no filme “The Queen” (2006), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Ao longo de sua carreira, Helen acumulou diversos prêmios, incluindo Bafta, Globo de Ouro e Emmy Awards. Ela é amplamente aclamada tanto por seu trabalho em dramas históricos quanto em papéis contemporâneos, destacando-se como uma das atrizes mais respeitadas e talentosas de sua geração. 

Sobre a Mostra Dia Internacional da Mulher 

A Mostra Dia Internacional da Mulher no MIS é um momento de fazer reverência a nomes fundamentais da história do audiovisual mundial. Ao longo dos últimos anos, atrizes de diferentes nacionalidades e com presenças bastante personalizadas, mas bem diferentes entre si, estiveram no foco das homenagens. Seus trabalhos sempre se destacam pela dedicação extrema e por alcançarem, através da arte, as mentes e os corações dos espectadores, além do reconhecimento inequívoco da crítica especializada. A Mostra já trouxe ao MIS curadorias especiais de nomes como Meryl Streep, Isabelle Huppert, Viola Davis, Cate Blanchett, Frances McDormand, Helena Bonham-Carter, Tilda Swinton, Juliette Binoche e a brasileira Marília Pêra. 

Governo do Estado de SP