MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Notas Contemporâneas | Leci Brandão

Nesta primeira edição do projeto que conta com a participação de Zeca Camargo, a convidada é Leci Brandão

Data

13/04/2022

Horários

20h 

Ingresso

Gratuito – disponibilizado na plataforma INTI a partir de 09/04, às 12h.

Nesta primeira edição do projeto que conta com a participação de Zeca Camargo, a convidada é Leci Brandão, cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. É deputada estadual por São Paulo, dedicando-se à promoção da igualdade racial, ao respeito às religiões de matriz africana, à educação e à cultura popular brasileira. 

O projeto mensal do MIS registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo no palco do Auditório MIS, com mediação do jornalista Zeca Camargo e com a Banda MIS, que faz releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos do homenageado. A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integram o roteiro da noite. 

Sobre a convidada

Leci Brandão (Rio de Janeiro, RJ, 12 de setembro de 1944) é cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, gravou 25 álbuns, entre eles três compactos e dois DVDs. Em 2004, tornou-se Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, permanecendo nestes postos por dois mandatos (quatro anos). Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita e reeleita em 2014 e 2018. Como parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, ao respeito às religiões de matriz africana, à educação e à cultura popular brasileira. Segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci também levanta a questão das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT. É madrinha do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do carnaval, agremiação que acompanha desde 2012, quando Leci foi tema do enredo da escola. Leci Brandão completou 40 anos de carreira artística em 2015. Em 2017, lançou “Simples assim – Leci Brandão’” Por este trabalho, em 2018, Leci foi premiada na categoria melhor cantora de samba pelo 29º Prêmio da Música Brasileira. No mesmo ano, foi reeleita para um terceiro mandato como deputada estadual pelo PCdoB. Atualmente, Leci é Ouvidora substituta da ALESP, membro das comissões permanentes de Educação e Cultura e Defesa dos Direitos das Mulheres. É coordenadora das Frentes Parlamentares para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e da Frente sobre Privatizações e em Defesa do Patrimônio e dos Serviços Públicos de Qualidade. A parlamentar já apresentou mais de 100 projetos, tendo mais de 40 leis aprovadas até o momento 

Sobre o mediador 
Zeca Camargo é jornalista, escritor, palestrante e apresentador de TV. Tem uma coluna do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo e é colaborador do jornal Folha de S.Paulo e do canal de notícias Globo News. Foi correspondente internacional em Nova York e apresentador da MTV Brasil. Passou pela TV Cultura, pela Editora Abril. Foi repórter, editor e apresentador de programa Fantástico durante 18 anos. Zeca faz quatro voltas ao mundo e conhece 112 países. Entre vários livros, é autor do best-seller “A fantástica volta do mundo”; “1000 lugares fantásticos do Brasil”; “De A-Ha a U2”, onde conta sobre suas entrevistas com astros de música como Madonna, Paul McCartney, Cazuza, Bono, Lady Gaga entre tantos. Em 2016, lançou o e-book “Eu ando pelo mundo: Paris” e prepara dois novos livros para este ano. Esteve à frente do programa É de Casa, na TV Globo, e, hoje, é Diretor Artístico da TV Bandeirantes e apresentador dos programas Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte e do 1001 Perguntas, no ar de segunda a sexta na BAND. 

Sobre a banda
A Banda MIS nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, arranjos e direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e a formação da banda é pensada de acordo com cada artista convidado. Nesta edição, participam: 
Andressa Brandão Teixeira – cavaquinho e voz 
Jéssica Laís Cassiano de Souza – percussão 
Simone Gonçalves Faustino – percussão 
Márcio Sampaio Guimarães – violão e baixo 

Governo do Estado de SP