MIS

Museu da Imagem e do Som

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Vânia Bastos

Notas Contemporâneas

Data

24.08

Horário

20h

Ingresso

R$ 1,00 – vendidos exclusivamente na bilheteria do MIS

Local

Auditório MIS (172 lugares)

Classificação

Livre

O Notas Contemporâneas, programa mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música brasileira. O projeto reúne, em sua coleção, centenas de entrevistas, reunindo mais de 5 mil horas de material, franqueadas gratuitamente à pesquisa desde 2011. 

O projeto se divide em duas etapas: a primeira é conduzida pela historiadora Rosana Caramaschi, que registra, em estúdio, um completo depoimento sobre a vida e a obra do convidado. A segunda etapa é um bate-papo ao vivo no palco do Auditório MIS, com presença da Banda MIS, formada por membros do grupo Gama Musical e dirigida por Yan Montenegro, que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos da personalidade homenageada. A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integrar o roteiro da noite. 

A edição de setembro recebe a cantora Vânia Bastos. 

Sobre a convidada 

Vânia Bastos iniciou sua carreira nos anos 1980 como intérprete dos trabalhos de Arrigo Barnabé, participando como solista nos discos “Clara crocodilo” e “Tubarões voadores”, marcos da vanguarda paulista. Entre seus álbuns solo, destacam-se “Cantando Caetano” (1992); “Canções de Tom Jobim” (1995); “Diversões não eletrônicas” (1997), premiado como melhor disco vocal do ano; “Belas e Feras” (1999), com repertório de compositoras brasileiras; “Vânia Bastos canta Clube da Esquina” (2002), com participação de Milton Nascimento; e “Na boca do Lobo” (2010), dedicado à obra de Edu Lobo. A artista participou de trilhas sonoras de novelas, projetos coletivos em homenagem a mestres como Dorival Caymmi, Cartola e Vinicius de Moraes e colaborou com artistas como Itamar Assumpção, Tetê Espíndola, Milton Nascimento e Eduardo Gudin. 

Sobre a mediadora 

Lorena Calábria é jornalista especializada em cultura. Vencedora do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista de Cultura, em três edições, e do WME Awards 2020 como Melhor Jornalista Musical. Desde 1985, atua em TV, rádio, web e mídia impressa. Escreveu e/ou apresentou diversos programas, como Som Maior (Rede Manchete), Clip Clip (Rede Globo), Cine MTV, Metrópolis (TV Cultura), Ensaio Geral (Multishow), Cine Conhecimento (Futura), Rádio Café (Oi FM), entre outros. Trabalhou como repórter e editora na revista Bizz (editora Abril), TPM (editora Trip) e Revista da Folha (Folha de S.Paulo). Assinou a curadoria do Festival Dia da Música, Sonora Live (portal Terra) e Afinando a Língua (Futura). Foi produtora artística do álbum “Agenor – Canções de Cazuza” (selo Jóia Moderna). É autora do livro “Chico Science & Nação Zumbi – Da lama ao caos” (editora Cobogó) e colaborou com “1979 – O ano que ressignificou a MPB” (Garota FM Books) e “Expresso 2222” (editora Iyá Omin). Atualmente, apresenta o programa Radar, ao vivo na Nova Brasil FM, e é editora de conteúdo do selo musical Três Selos. Também produz entrevistas sobre música brasileira para seu canal no YouTube. 

Sobre a banda 

Banda MIS é uma banda de formação variável, composta por membros do grupo Gama Musical, que nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa Notas Contemporâneas, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, os arranjos e a direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e os músicos da banda são pensados de acordo com cada artista convidado.

Sobre a pesquisadora e entrevistadora (em estúdio) 

Rosana Caramaschi é historiadora com especialização em arte, crítica e curadoria. Tem larga experiência em música e artes cênicas, com ênfase em ópera. No segmento musical, o destaque é para atividades ligadas à música erudita e à música popular, sobre as quais realiza pesquisas e curadorias diversas. Desde a primeira edição do Notas Contemporâneas, realizada em 2011, é responsável pela pesquisa, pelo desenvolvimento de roteiro e pela condução do depoimento em estúdio.

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