Data
08/09/2020 a 17/09/2020
Horários
Terças e quintas, dias 08, 10, 15 e 17 de setembro, das 19h às 21h
Ingresso
.
Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings
Público: A partir de 14 anos
Pré-requisito: não há
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Áreas de interesse: Arte. Cinema. Cultura pop. Ferramentas para educadores e pais. Filosofia e sociedade. Teen.
Alfred Hitchcock, cineasta inglês conhecido como o Mestre do Suspense, em meio século de carreira passou do cinema mudo ao sonoro, do preto e branco à fotografia em 3-D, do melodrama ao horror. O curso abordará cronologicamente, em três módulos, a transição do cineasta em cada fase, seus temas recorrentes, suas invenções narrativas e sua indelével influência e inspiração para muitas gerações de realizadores. Desde seu aprendizado na Alemanha, passando pelo inventivo cinema inglês, quando desenvolveu tanto o gênero do suspense policial quanto do filme de espionagem, até a consagração em Hollywood, quando teve todo o aparato de produção necessário para realizar alguns dos grandes clássicos do cinema.
Módulo 2 — Um mestre em Hollywood: A fase americana parte 1 (1940-1954)
Os quinze primeiros anos de Hitchcock em Hollywood começam com seu contrato com o temperamental produtor David O. Selznick e terminam com a bem-sucedida passagem pela Warner Bros. Em meio a isso, Hitch se aventura na produção independente, mas fracassa.
Aula 1 | A parceria com Selznick: Rebecca, a mulher inesquecível (1940) a Agonia de amor (1947)
Aula 2 | Segunda Guerra Mundial: Correspondente estrangeiro (1940) a Interlúdio (1946)
Aula 3 | Hitchcock produtor: Festim diabólico (1948) e Sob o signo de capricórnio (1949)
Aula 4 | Clássicos na RKO e Warner: Suspeita (1941) a Disque M para matar (1954)
*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*
Sobre o professor: Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB, em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.