Data
22/09/2020 a 01/10/2020
Horários
Terças e quintas, dias 22, 24, 29 de setembro e 01 de outubro, das 19h às 21h
Característica: online, ao vivo em tempo real.
Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings
Público: A partir de 14 anos
Pré-requisito: não há
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Áreas de interesse: Arte. Cinema. Cultura pop. Ferramentas para educadores e pais. Filosofia e sociedade. Teen.
Alfred Hitchcock, cineasta inglês conhecido como o Mestre do Suspense, em meio século de carreira passou do cinema mudo ao sonoro, do preto e branco à fotografia em 3-D, do melodrama ao horror. O curso abordará cronologicamente, em três módulos, a transição do cineasta em cada fase, seus temas recorrentes, suas invenções narrativas e sua indelével influência e inspiração para muitas gerações de realizadores. Desde seu aprendizado na Alemanha, passando pelo inventivo cinema inglês, quando desenvolveu tanto o gênero do suspense policial quanto do filme de espionagem, até a consagração em Hollywood, quando teve todo o aparato de produção necessário para realizar alguns dos grandes clássicos do cinema.
Módulo 3 — As obras-primas do mestre: A fase americana parte 2 (1954-1976)
As duas décadas finais da carreira de Hitchcock foram o período mais criativo de sua trajetória, emendando obras-primas entre 1954 e 1963. Depois de alguns tropeços, voltou em grande estilo com Frenesi (1972), demonstrando fôlego renovado para experimentar em seu penúltimo filme.
Aula 1 | Obras-primas na Paramount: A janela indiscreta (1954) a Um corpo que cai (1958)
Aula 2 | Novamente os espiões: O Homem que sabia demais (1956) a Topázio (1969)
Aula 3 | Modernos contos de terror: Psicose (1960) e Os pássaros (1963)
Aula 4 | A safra final: Marnie, Confissões de uma Ladra (1964) a Trama Macabra (1976)
*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*
Sobre o professor: Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB, em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br