Data
01/11/2009 a 29/11/2009
Horários
todo domingo, 15h
Ingresso para a sessão: gratuito (retirar senha na bilheteria do MIS, 1h antes do início da exibição).
Ingresso para a oficina: gratuito (inscrição na retirada do ingresso para a sessão de cinema na recepção). 30 vagas.
Indicação etária: atividade recomendada para crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos.
O OfiCINE de novembro explora o tema Nas Asas da Imaginação, em que seres maravilhosos e situações fantásticas invadem o mundo real. A seleção abrange desde filmes recentes, como Coração de Tinta e Um Faz de Conta que Acontece, em que personagens e situações fictícias se tornam realidade, até o clássico O Pequeno Príncipe, que trouxe à telona o livro de Saint-Exupéry. Após a exibição, o público pode participar de oficinas temáticas, colocando em prática questões suscitadas pelos filmes na produção de narrativas audiovisuais, sempre com o apoio do cineasta Edwin Perez e do Núcleo Educativo do MIS.
No dia 1º de novembro, a programação começa com uma recente produção da Disney, Um Faz de Conta que Acontece. Após o filme, acontece uma Oficina de Argumento. No domingo seguinte, o OfiCINE apresenta o filme A Ilha da Imaginação, sobre Nim, uma garota que mora em uma ilha remota com seu pai e cujo maior prazer é ler, especialmente as histórias das aventuras de Alex Rover. Em seguida, pais e filhos poderão participar da Oficina de Documentário de Natureza.
Coração de Tinta – O Livro Mágico é o filme do dia 15. É uma história sobre o prazer da leitura, sobre um homem que dá vida aos personagens dos livros, quando os lê em voz alta. Após o filme, haverá a Oficina de Criação de Personagens. No dia 22, o filme Ponte para Terabítia apresenta as aventuras de Jesse e Leslie. Os amigos criam o reino de Terabítia, lugar secreto que os isola das brincadeiras de mau gosto dos colegas e do estranhamento em relação ao mundo. Após o filme, haverá a Oficina de Posição de Câmera. No dia 29, o OfiCINE traz O Pequeno Príncipe, musical da década de 1970 adaptado do grande clássico da literatura infanto-juvenil. Na Oficina de Reportagem, os participantes poderão elaborar livremente entrevistas com os visitantes do museu.