Data
19/08/2023
Horários
18h
Ingresso
Gratuito on-line
Classificação livre
Prosa de Tripé Pontos MIS é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo, pelo YouTube do Museu, sobre uma das exposições em cartaz. Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.
Nesta edição do programa, o tema da conversa é a exposição “Réquiem”, da Gordana Manic, que aconteceu na cidade de Americana de abril a julho de 2023. Será abordada, também, a relevância da itinerância das exposições fotográficas nas cidades parceiras.
Além da fotógrafa, participa da conversa a também fotógrafa e oficineira do Pontos MIS Melissa Szymanski. A mediação é realizada pela fotógrafa e pesquisadora Natália Tonda.
Estreia no canal do MIS no YouTube.
Sobre as convidadas:
Gordana Manic nasceu na Sérvia, em 1973. Mora no Brasil desde 1999. É professora na Universidade Federal do ABC, em Santo André (SP) e fotografa desde os 17 anos de idade. Através de experimentações em fotografia, espera representar o invisível: o universo das sensações e suas apreensões. Articula estratégias poéticas que traem a materialidade do campo visível e criam imagens enigmáticas de forte densidade psicológica, principalmente em preto e branco. Recebeu o Prêmio Fundação Nacional (Funarte) Marc Ferrez de Fotografia, cujo resultado foi a publicação do livro “Ausente”. Participou de muitas exposições, com destaques aos FOTOBIENAL MASP e exposições individuais no Museu da Imagem e do Som (São Paulo), Centro Cultural São Paulo e Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto). Recebeu prêmios de aquisições de salões de arte como Arte Pará Fundação Rômulo Maiorana (Belém), Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (Santo André) e Artes Plásticas de Suzano (São Paulo).
Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle, na execução de editorias e publicidade. Atualmente, é docente em diversos aparelhos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no SESC e no MIS (Museu da Imagem e do Som), no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema “A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia?”. Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens.
Sobre a mediadora
Natália Tonda é fotógrafa e pesquisadora. É professora de Fotografia na Escola Vera Cruz, em São Paulo (SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e MASP. Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.