Data
21/03/2023
Horários
14h30
Ingresso
Gratuito retirada com 1h de antecedência na bilheteria do MIS
Classificação indicativa livre
Nesta palestra em formato de diálogo, Roberto Bertani e o artista visual Guto Lacaz conversam sobre abordagem participativa na arte e o desenvolvimento de possibilidades formativas e criativas que podem surgir dessa interação mútua entre artista/obra/público. A partir da exposição “Arte é bom” (que ficou em cartaz no MIS entre 06.10.22 a 15.01.23, na qual Guto expôs sua obra “Bondinhos”, a dupla debate sobre essa e outras experiências, oferecendo ao público formado principalmente por educadores e estudantes oportunidade de reflexão ativa e ferramentas possíveis de serem utilizadas nas realidades de cada um.
Sobre os participantes
Guto Lacaz
Nasceu em São Paulo e se formou arquiteto pela FAU SJC em 1974. Em 1978, ganhou o prêmio Objeto Inusitado – Arte Aplicada/Paço das Artes, ao iniciar sua carreira como artista plástico. Em 1982, realizou “Ideias modernas”, sua primeira exposição individual, na Galeria São Paulo. Durante os anos 1980, suas obras foram expostas pela Funarte SP, na 18ª Bienal de São Paulo e no Masp. Ganhou a bolsa Guggenheim em 1995. Entre suas obras, estão múltiplas instalações e intervenções artísticas urbanas, esculturas e cenografia para teatro. É membro da AGI – Alliance Graphique Internationale. Vencedor de diversos prêmios durante sua carreira, entre eles dois APCAs, nas categorias Obra Gráfica (2007) e Fronteiras da Arquitetura (2017).
Roberto Bertani
É diretor-geral do Museu de Belas Artes de São Paulo. Bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade Armando Álvares Penteado, especialista em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Atuou como diretor executivo do Instituto de Cultura Contemporânea, superintendente geral e curador artístico da Fundação José e Paulina Nemirovsky, diretor executivo do Instituto de Arte Contemporânea e diretor executivo da Fundação Estudar. É coordenador do curso de pós-graduação em Arte e Mercado e do bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e professor titular da graduação e pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado. É membro do Icom – International Council of Museums.