Data
05/04/2022 a 24/05/2022
Horários
05, 12, 19, 26 de abril, 03, 10, 17 e 24 de maio, terças, das 19h às 21h
Ingresso
Valor: R$ 350 Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF) 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
Público: Artistas, produtores culturais, gestores de equipamentos culturais e profissionais do terceiro setor que já desenvolvem projetos artísticos próprios ou de outros artistas de sua região
Este curso aborda todas as etapas da produção cultural (planejamento, elaboração de projetos, captação de recursos, gestão de projetos, lançamento, circulação e difusão de produtos culturais, mensuração de resultados e prestação de contas), apresentando as maneiras adequadas de alinhar as informações e ações para que as propostas consigam resultados cada vez melhores e para que o produtor possa focar no desenvolvimento de uma carreira consistente. Durante as aulas será elaborada uma estratégia individual com foco em três frentes: gestão de projetos, comunicação e gestão financeira.
Aula 1| Apresentação da oficina e dos participantes
– Panorama do mercado cultural
– Função do produtor cultural na cadeia produtiva da cultura
– Ciclo da produção cultural
Aula 2 | Análise interna do proponente
– Propósito e posicionamento
– Diferenças entre proposta e projetos culturais
– Ferramentas de elaboração de projetos
Aula 3 | Elaboração de projetos pelo método Canvas
– Mapeamento de financiadores da cultura
– Patrocínio, apoio, parcerias e doação
– Ferramentas de captação de recursos
Aula 4 | Autofinanciamento de projetos culturais
– Plano de Trabalho
– Orçamentos
– Definição de metas e construção de indicadores
Aula 5 | Gestão de projetos
– Gestão de conflitos
– Plano de comunicação
– Uso das mídias digitais na cultura
Aula 6 | Construção de release para imprensa
– Lançamentos
– Planejamento de caixa
– Difusão de conteúdos culturais
Aula 7 | Circulação de eventos artísticos
– Parcerias estratégicas
– Criação de redes culturais
– Avaliação de processos e resultados
Aula 8 | ⬩ Comprovação físico-financeira
– Prestação de contas como forma de captar recursos
– Rodas de apresentação de propostas
Sobre o professor Vitor Souza
Vitor Souza é formado em Artes Cênicas pela USP, especialista em Gestão Pública – Enfoque à Cultura pela UMC e MBA em Gestão Empresarial e Estratégia pela BSP. Atua na produção cultural desde 1996, tendo atuado em diversas frentes do setor, como gestão de equipamentos culturais (Teatros Denoy de Oliveira e Arthur Azevedo), produção de eventos culturais na Cinemateca Brasileira, assessoria para projetos culturais no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE e direção de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além de ser responsável pela seleção e gestão de projetos patrocinados de grandes empresas do país. Foi Secretário de Cultura de Guarulhos (2019-2020) e atualmente é Coordenador de Captação de Recursos no Instituto Jatobás e Cocriador da Guarulhos Cultural.
Condições dos cursos MIS
→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021
→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br