Data
19/07/2022 a 24/07/2022
Horários
Diversos horários, confira programação
Ingresso
Gratuito, disponível uma hora antes de cada sessão na bilheteria do museu
Classificação: De acordo com cada filme
Autditório MIS – 172 lugares
Auditório LABMIS – 64 lugares
O Museu da Imagem e do Som, enquanto instituição que preserva e difunde a memória do cinema, traz em sua programação mostras e festivais que reforçam essa proposta. No ano em que completa 70 anos, Gus Van Sant — cineasta estadunidense com uma obra plural que marcou a história do cinema — ganha uma retrospectiva para celebrar sua carreira.
Com uma maneira singular de filmar, Van Sant tem, em sua filmografia, uma assinatura que define suas obras, sejam elas produções independentes ou filmes com grandes orçamentos: em mais de 30 anos de atuação, olhar para a filmografia do cineasta é enxergar, sobretudo, um retrato da juventude estadunidense ao longo dos anos.
Seus filmes são um documento dos submundos de grandes centros, cujas esquinas e ruas — em especial as da cidade de Portland — são repletas de figuras que o fascinam: os drogados, os maltrapilhos, os marginais e os garotos de programa. Especialmente marcantes nos filmes dos anos 1980 e do início dos anos 1990, tais personas surgem ainda nas produções seguintes — centro de narrativas por vezes simples, mas sempre cruas nas representações. Assumidamente gay, Gus Van Sant também traz às suas criações o lugar do gênero e da sexualidade nas relações humanas, dando evidência a figuras e a representações que precisam ser vistas e reconhecidas.
O pioneirismo político de Harvey Milk em Milk: a voz da igualdade (2008), o jovem Walt, apaixonado pelo imigrante mexicano em Mala Noche (1985), o narcoléptico Mike Waters em Garotos de programa (1991), o gênio da matemática obrigado a fazer acompanhamento psicológico em Gênio indomável (1997) ou mesmo os dois homônimos em crise existencial em Gerry (2002) compõem junto a outros personagens uma teia majoritariamente masculina que, apresentada com suas fragilidades e medos, põe em xeque comportamentos e atitudes de uma sociedade que coloca à margem todos aqueles que destoam do que se diz convencional.
Com um portfólio tão diverso, Gus Van Sant traz contribuições ainda em outras linguagens além do inglês. Fora de sua produção cinematográfica rica, o artista tem também muitos trabalhos como produtor e diretor de séries e documentários para TV, além de parcerias com artistas como David Bowie e o grupo Red Hot Chilli Peppers na direção de videoclipes. Nessa retrospectiva, o MIS apresenta 17 longas-metragens que marcam a inventividade característica de um dos cineastas mais influentes do cinema.
Boa sessão!
Com o apoio de Sony Pictures
Sobre o cineasta
Nascido em 24 de julho de 1952 na cidade de Louisville nos Estados Unidos, Gus Greene Van Sant Jr. se formou em design pela Rhode Island School of Design, onde teve seus primeiros contatos com a pintura e o cinema experimental da época. Em 1981, rodou seu primeiro filme: o nunca lançado Alice in Hollywood. Após as filmagens deste filme, Gus Van Sant começou a trabalhar em uma agência de publicidade a fim de ganhar dinheiro para filmar seus projetos. Em 1985, de forma independente, lançou seu primeiro longa-metragem: Mala Noche. A produção chamou atenção e acabou nomeada como melhor filme independente do ano pela Los Angeles Film Critics Association. Desde então, Gus Van Sant passou a realizar diversas produções no cinema, na música e na TV, tornando-se um dos realizadores mais cultuados de nosso tempo.
Confira a programação:
19.07 – terça
15h – Auditório MIS
Gerry
Gerry
(dir. Gus Van Sant, EUA; Argentina; Espanha, 2002, 103 min, 14 anos)
Dois jovens de nome Gerry (Casey Affleck e Matt Damon), ambos com vinte e poucos anos, resolvem se aventurar pelo árido deserto dos Estados Unidos. Quando começam a enfrentar dificuldades com a fome, o frio e a sede, a amizade será posta em prova.
17h – Auditório MIS
Até as vaqueiras ficam tristes
Even cowgirls get the blues
(dir. Gus Van Sant, EUA, 1993, 101 min, 14 anos)
Sissy Hankshaw (Uma Thurman) nasce com um polegar imenso e isso facilita sua vida de caroneira. Modelo em Nova York, ela faz um comercial de produtos de higiene íntima num estranho rancho de vaqueiras. Lá, ela se apaixona pela bela Bonanza Jellybean (Rain Phoenix) e entra em uma rebelião para transformar o rancho em santuário ecológico.
19h – Auditório MIS
A pé ele não vai longe
Don’t worry, he won’t get far on foot
(dir. Gus Van Sant, EUA, 2018, 114 min, 14 anos)
John Callahan (Joaquim Phoenix) é um homem conturbado que, bêbado, bate o carro e sofre um acidente grave. Tetraplégico, ele transforma sua vida e se torna um dos cartunistas mais ácidos e perseverantes do mercado.
20.07 – quarta
15h – Auditório MIS
O mar de árvores
The sea of trees
(dir. Gus Van Sant, EUA; Japão, 2015, 110 min, Livre)
A floresta Aokigahara, conhecida como “Sea of Trees”, é famosa por ter um alto índice de suicídios. Dois homens, o americano Arthur Brennan (Matthew McConaughey) e o japonês Takumi Nakamura (Ken Watanabe), vão lá com este objetivo, mas entram em uma jornada de reflexão e sobrevivência na tentativa de responder suas questões existenciais.
17h30 – Auditório MIS
Um sonho sem limites
To die for
(dir. Gus Van Sant, EUA; Reino Unido; Irlanda do Norte, 1995, 106 min, 16 anos)
Suzanne Stone (Nicole Kidman) é uma garota de cidade pequena com grandes sonhos e uma obsessão: ser famosa na TV. Desiludida com seu casamento com Larry (Matt Dillon), ela se dedica em tempo integral à sua carreira, consegue um emprego na estação televisiva local e decide produzir um documentário sobre três jovens desajustados que parecem ter poucas esperanças em relação ao futuro.
19h30 – Auditório MIS
Psicose
Psycho
(dir. Gus Van Sant, EUA, 1998, 103 min, 18 anos)
Uma secretária (Anne Heche) dá um golpe na empresa que trabalha e foge com o dinheiro. No caminho, ela se hospeda em um misterioso local: o Bates Motel.
21.07 – quinta
16h – Auditório LabMIS
Elefante
Elephant
(dir. Gus Van Sant, EUA, 2003, 81 min, 16 anos)
Um dia comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de escola secundária de Portland. Enquanto a maior parte dos estudantes está envolvida com as atividades cotidianas, dois estudantes esperam em casa a chegada de uma metralhadora semiautomática, com precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma tragédia.
17h – Auditório MIS
Últimos dias
Last days
(dir. Gus Van Sant, EUA, 2005, 96 min, 12 anos)
Blake (Michael Pitt), um famoso músico de rock, mora em uma mansão malconservada e isolada de tudo. Caminhando pelos bosques que circundam a casa, ele interage um pouco com o grupo de amigos que coabita o local e passa um tempo tocando música sozinho, fechado em um mundo interior que o torna cada vez mais distante dos outros e da vida exterior.
18h – Auditório LabMIS
Terra prometida
Promised Land
(dir. Gus Van Sant, EUA; França, 2012, 106 min, 14 anos)
O vendedor Steve Butler (Matt Damon) chega em uma cidade do interior com sua parceira de vendas Sue Thomanson (Frances McDormand). Como a cidade sofreu muito com o declínio econômico dos últimos anos, os forasteiros acreditam que a população local pode aceitar a oferta da empresa sobre os direitos de perfuração em suas propriedades, mas o que parece ser um trabalho fácil é complicado por um professor respeitado com o apoio de uma campanha popular.
19h – Auditório MIS
Gênio indomável
Good will hunting
(dir. Gus Van Sant, EUA, 1997, 126 min, 14 anos)
Um jovem de 20 anos (Matt Damon) da cidade de Boston — que já teve algumas passagens pela polícia e é servente em uma universidade — se mostra um gênio da matemática. Por determinação da justiça, ele é obrigado a fazer acompanhamento psicológico, mas nada funciona devido a seu desprezo pelos analistas — até seu encontro com um em especial.
23.07 – sábado
16h – Auditório LabMIS
Paranoid Park
Paranoid Park
(dir. Gus Van Sant, EUA; França, 2007, 85 min, 12 anos)
Alex (Gabe Nevins) e Jared (Jake Miller), dois jovens skatistas, vão ao Paranoid Park, um paraíso para todos aqueles que amam o skate. Quando retorna de lá sozinho e aceita um convite para subir em um trem de carga, Alex não imagina os problemas que o aguardam.
17h – Auditório MIS
Garotos de programa
My Own Private Idaho
(dir. Gus Van Sant, EUA, 1991, 104 min, 18 anos)
Dois jovens garotos de programa ganham a vida nas ruas. Mikey Waters (River Phoenix), um sensível narcoléptico que sonha com a mãe que o abandonou, vive às voltas com o filho do prefeito de Portland, Scott Favor (Keanu Reeves), o seu grande objeto de desejo. Vagando por um mundo de viciados, ladrões e mendigos, Mikey leva Scott em uma jornada que sai das ruas para as estradas abertas dos Estados Unidos em busca de um lugar que possa chamar de lar.
18h – Auditório LabMIS
Encontrando Forrester
Finding Forrester
(dir. Gus Van Sant, EUA, 2000, 136 min, Livre)
Jamal Wallace (Robert Brown), jovem estudante que ganha uma bolsa de estudos para estudar em uma escola de elite de Manhattan, é também um grande jogador de basquete desde os tempos de escola no Bronx. Após uma aposta com os amigos, ele conhece o escritor William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma forte amizade. Forrester vê em Jamal um grande talento para a escrita e por isso o incentiva, mas aprende também belas lições de vida.
19h – Auditório MIS
Milk: a voz da igualdade
Milk
(dir. Gus Van Sant, EUA, 2008, 128 min, 16 anos)
Início dos anos 1970. Harvey Milk (Sean Penn), um nova-iorquino, decide morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde administram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais, sem discriminação por conta de orientação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários, Milk entra em uma intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisores da cidade de San Francisco em 1977, se tornando o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público nos Estados Unidos.
24.07 – domingo
16h – Auditório LabMIS
Inquietos
Restless
(dir. Gus Van Sant, EUA; França, 2011, 91 min, 12 anos)
Dois jovens (Mia Wasikowska e Henry Hopper) se conhecem de uma forma inusitada, em um velório. Ela tem uma doença terminal e ele é um rapaz marginalizado que sofre com a morte da família. Uma análise sobre a amizade e o amor — que podem ser tão atraentes e verdadeiros quanto provocativos e agitados, ou ainda inquietos.
17h – Auditório MIS
Elefante
Elephant
(dir. Gus Van Sant, EUA, 2003, 81 min, 16 anos)
Um dia comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de escola secundária de Portland. Enquanto a maior parte dos estudantes está envolvida com as atividades cotidianas, dois estudantes esperam em casa a chegada de uma metralhadora semiautomática, com precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma tragédia.
18h – Auditório LabMIS
Drugstore Cowboy
Drugstore Cowboy
(dir. Gus Van Sant, EUA, 1989, 102 min, 18 anos)
Em 1970, na cidade de Portland, no estado de Oregon, Bob (Matt Dillon) e sua esposa Dianne (Kelly Lynch) lideram uma gangue de viciados em drogas que se mantém através de assaltos a farmácias.
19h – Auditório MIS
Mala Noche
Mala Noche
(dir. Gus Van Sant, EUA, 1985, 76 min, 16 anos)
Nos arredores de Portland, atrás de uma caixa registradora de uma loja de conveniências, o jovem Walt (Tim Streeter) se apaixona pelo adolescente Johnny (Doug Cooeyate), um imigrante mexicano ilegal, que corresponde o interesse até certo ponto. Com o tempo, sua atração se transforma em uma fixação que o consome aos poucos.