Data
17/09/2019 a 20/09/2019
Horários
Terça e sexta
Ingresso
Oficina, apresentação e debate Ingresso gratuito – Retirada 1h antes na recepção MIS Exposição Cotidiano singular (parte do FOTO MIS 2019) R$20 (inteira) e R$10 (meia); grátis às terças
Em setembro, o MIS participa do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), e apoio de diversas instituições culturais. A programação inclui o debate Expressão a favor da inclusão, intervenção e performance do Ballet de Cegos, apresentação de caratê, a oficina Feche os olhos para enxergar melhor e a exposição Cotidiano singular. As atividades acontecem nos dias 17 e 20 de setembro e tem entrada gratuita (exceto a exposição Cotidiano singular).
Confira abaixo a programação do MIS:
Apresentações + bate-papo: Expressão a favor da inclusão
Data: 17.09, terça
Horário: 11h às 13h
Local Auditório MIS (172 lugares)
Ingresso Gratuito (retirada de senha uma hora antes na recepção do MIS
A programação tem início com a intervenção e performance do Ballet de Cegos, realizada pela Associação Fernanda Bianchini, projeto iniciado em 1995 com cerca de 10 alunas cegas e que hoje é reconhecido mundialmente por um método pioneiro de ensino da técnica do Ballet Clássico a deficientes visuais. Com coreografia de Cesar Albuquerque, os bailarinos Geyza Pereira e Everton Caetano, apresentam Olhando para as estrelas.
Após a performance acontece uma apresentação de caratê realizada pelo Instituto Olga Kos, associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. A apresentação tem aproximadamente 15 minutos e será realizada pelos alunos dos projetos de caratê do Instituto.
Encerra a programação do dia um bate-papo aberto ao público sobre técnica e expressão a favor da inclusão, através das artes. A conversa, aberta ao público, conta com a participação de Fernanda Bianchini (Associação Fernanda Bianchini), Deto Montenegro (Palco de Menestreis), Cleber Papa (Diretor Cultural do MIS) e Luan Pinheiro (psicólogo e pesquisador no Instituto Olga Kos e doutorando em psicologia).
Oficina de fotografia: Feche os olhos para enxergar melhor
Data: 20.09, sexta
Horário: 11h às 13h
Local: Área externa
Ingresso: Gratuito (retirada de senha na recepção do MIS)
Capacidade: 20 participantes
Classificação: Maiores de 18 anos ou menores acompanhados pelo responsável
Duração: 3 horas
Pré-requisito Câmera fotográfica ou celular com câmera
Nesta oficina, os participantes têm a oportunidade de passar pela experiência de fotografar com todos os sentidos, exceto a visão. Vendados e guiados pelo parceiro, tentam cumprir tarefas fotográficas que lhes fazem enxergar o mundo além da visão. Despertar outros sentidos e aprender métodos que facilitam o processo do fotógrafo que não tem visão estão entre os objetivos da oficina ministrada por João Kulcsár.
João Kulcsár é professor do curso de Fotografia do Centro Universitário Senac. Mestre em Artes pela University of Kent at Canterbury (1997) com bolsa do British Council, foi Professor Visitante na Universidade de Harvard, Graduate School of Education, pela Comissão Fulbright (2002-2003). Coordena o Centro de Estudos Brasil-Estados Unidos (Cebe) e foi curador de inúmeras exibições fotográficas, no Brasil e no exterior. Desde a década de 1990, dedica seu tempo a orientar professores sobre como utilizar a fotografia na sala de aula e a realizar projetos fotográficos de alfabetização visual.
Exposição Cotidiano Singular
Até o dia 13 de outubro o MIS exibe a exposição Cotidiano singular, promovida pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, conta com 24 imagens resultantes de um projeto do instituto inspirado nas obras dos fotógrafos Thomaz e João Farkas. As imagens foram clicadas por jovens com deficiência intelectual que participaram das oficinas oferecidas pelo Instituto. Nelas, os participantes aprenderam sobre enquadramento, iluminação e composição. Aprenderam também a transformar retalhos em fantasias e fantasias em fotografias.
Cotidiano Singular integra o FOTO MIS, mostra anual do Museu dedicada à fotografia, que em 2019 traz exposições de Pierre Verger, Luciano Candisani, Thomaz Farkas e João Farkas, além das mostras Moventes, do Acervo MIS, e Onde tudo está, de Beatriz Monteiro, mostra selecionada pelo programa Nova Fotografia.
Sobre o Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência
A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoal com Deficiência (SMPED), e apoio das instituições da Paulista Cultural (Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI) e outras instituições da cidade, criou o Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, que acontece entre os dias 17 e 22 de setembro, em vários pontos da cidade. A ideia do festival é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. A primeira edição do Festival tem mais de 100 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas. Além das instituições da Paulista Cultural, participam do festival APAA, Bike Tour SP, Centro Cultural Banco do Brasil, Cia Teatral Olhos de Dentro, Instituto Tomie Ohtake, MIS, Museu do Futebol, Sala São Paulo, Santa Marcelina Cultura, SP Escola de Teatro e Tom Brasil.