MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Show Dois pra lá, dois pra cá | Diogo Poças e Yaniel Matos

Cantor e produtor musical, ganhador do Grammy Latino 2016 de melhor engenharia de som pelo álbum "Tropix", da cantora Céu, se apresenta no dia 29 de setembro. Ao lado do músico cubano Yaniel Matos, ele reinterpreta clássicos da MPB no show exclusivo "Dois pra lá, dois pra cá". Entrada gratuita.

Data

29/09/2017

Horários

sexta, às 20h30

Na sexta-feira, dia 29 de setembro, o MIS recebe o cantor, compositor e produtor musical Diogo Poças, no show exclusivo Dois pra lá, dois pra cá. A apresentação, gratuita, acontece às 20h30, no Auditório MIS (172 lugares).

 

Dois pra lá, dois pra cá é um show de samba-canção em ritmo de bolero, interpretado pelo cantor brasileiro Diogo Poças, acompanhado do músico cubano Yaniel Matos. No repertório, os artistas fazem a releitura de músicas de Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Rita Lee, Ary Barroso e outros grandes nomes da MPB.

 

"O bolero se popularizou no Brasil devido ao enorme sucesso do cinema mexicano por aqui – e no mundo inteiro, através de seus embaixadores, o Trio los Panchos. Os boleros reinavam nas trilhas sonoras dos filmes que disputavam a audiência com o cinema americano. Resumindo: o bolero nasceu na Espanha, criou-se em Cuba e ganhou o mundo via indústria cultural mexicana. Aqui, se misturou com o samba-canção, dando muito pano para manga", descreve o maestro Edgard Poças.

 

O samba-canção é samba em andamento mais lento, é a canção centrada em temas de amor, solidão e "dor-de-cotovelo". Embora seu nome indique o fruto do casamento entre o samba e a canção, chegou-se até a criar o gênero sambolero. O nome não vingou, mas o show continuou e o samba-canção, abolerado ou não, conta hoje com repertório de centenas de composições de autores que vão de Noel Rosa a João Bosco, passando por Ary Barroso, Custódio Mesquita, Lupicínio Rodrigues, Braguinha, Cartola, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

 

Sobre os artistas

Diogo Poças é um cantor, compositor e produtor musical paulista, filho do maestro Edgard Poças e irmão da cantora Céu. Seu repertório é feito de diversificadas canções brasileiras que incluem Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Dorival Caymmi e de sua autoria própria. Em 2016, conquistou o Grammy Latino de melhor engenharia de som pelo álbum Tropix, de Céu.

Yaniel Matos teve seu primeiro contato com música através de sua família. Aos 8 anos começou seus estudos de cello e piano no Conservatório Estevan Sala, em Santiago de Cuba. Em 1994 mudou-se para Havana para estudar composição no Instituto Superior de Artes com Harold Gramatges e Jose Loyola. Tocou com Chucho Valdes, Issac Delgado, Orlando Valles, entre outros, tendo feito várias turnês internacionais. Mudou- se para São Paulo em 2000 e ingressou como membro do Departamento de Música Popular da Escola Superior de Música Faculdade Cantareira onde é responsável pelo curso de piano popular. 

Governo do Estado de SP