MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ulisses Molly Bloom

 Como parte das comemorações do 110º Bloomsday – feriado literário relativo ao dia em que se passa a obra Ulisses, de James Joyce, – a Cia. Estrela D´Alva de Teatro traz para o MIS Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar, espetáculo que recria nos espaços do Museu a travessia do personagem Leopold Bloom por Dublin. Ingresso gratuito.

Data

14/06/2014 a 15/06/2014

Horários

sábado e domingo, 17h

Como parte das comemorações do 110º Bloomsday – feriado literário relativo ao dia em que se passa a obra Ulisses, de James Joyce, – a Cia. Estrela D´Alva de Teatro traz para o MIS Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar, espetáculo que recria nos espaços do Museu a travessia do personagem Leopold Bloom por Dublin.

A peça é um poema cênico, em que o teatro e a dança são o suporte da cena, e recria, nos espaços do Museu, a travessia de Leopold Bloom por Dublin. O personagem sai de casa com a desculpa do cumprimento de sua agenda de trabalho, mas na verdade passa o dia na tentativa de encontrar algo a fazer e a inventar, enquanto sua mulher, Molly, fica sozinha em casa. Ele vive a cidade e dança o retorno para casa sem nunca conseguir se esquecer da imagem de sua esposa.

O espetáculo tem direção de Carina Prestupa e Marcelo Gianini, dramaturgia de Lucienne Guedes e Marcio Castro, e conta com os atores Lígia Helena e Paulo Gircys.  

Projeto Ulisses
Há três anos, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro iniciou um trabalho intitulado Projeto Ulisses, que buscava um processo de pesquisa e criação a partir da obra Ulysses, de James Joyce. Ao longo desse período, também se aproximou das comemorações do Bloomsday em São Paulo – em 2012 como parte da programação oficial, realizada pela Casa Guilherme de Almeida. No mesmo ano, Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar foi encenada na Casa das Rosas. Em 2013, após um ano de espetáculo, a Cia. Estrela D’Alva realizou, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Ocupação James Joyce, que, além de contar com a temporada do espetáculo Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar, agregou uma série de atividades paralelas, como palestras, outros espetáculos e uma oficina. Em 2014, o Projeto Ulisses continua e conta com uma comemoração especial: o Bloomsday completa 110 anos.
 
Ficha técnica 
Encenação: Marcelo Gianini
Direção: Carina Prestupa e Marcelo Gianini
Elenco: Lígia Helena e Paulo Vitor Girčys
Dramaturgia: Lucienne Guedes e Marcio Castro
Direção de Arte: Marcelo Denny
Trabalho de corpo: Juliana Monteiro
Trabalho de voz: Paula Carrara
Provocação cênica: Luiz Fernando Marques
Consultoria teórica: Caetano W. Galindo
Iluminação e Operação de luz: Jorge Pezzolo
Contra regras: Kéroly Gritti
Fotografia: Sueli Almeida
Governo do Estado de SP