Data
14/06/2014
Horários
16h
Classificação: Livre
O MIS apresenta a palestra do fotógrafo Valdir Cruz, em cartaz com a exposição Guarapuava, que integra o Maio Fotografia no MIS 2014. Valdir realiza uma fala sobre a carreira em fotografia, voltada principalmente a fotógrafos independentes. A entrada para o evento, que acontece no Auditório LABMIS (66 lugares), é gratuita e a retirada do ingresso acontece uma hora antes.
A palestra serve como um “manual de sobrevivência” para os fotógrafos. A partir de sua própria experiência com o projeto Guarapuava, além de vários outros que realizou ao longo de seus 30 anos de carreira, o fotógrafo fala sobre a produção de fotografia de maneira independente. Abordando amplamente esse processo, Valdir passa por questões referentes à captação de recursos, como elaborar projetos para conseguir financiamentos, criação e divulgação do próprio trabalho, e até como montar um cronograma de exposições. Ao fim, ainda apresenta considerações a respeito dos binômios ‘galeria X museu’ e ‘galeria X venda’ para os iniciantes.
Sobre o artista
Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná, em 1954. Vivendo em Nova York há mais de trinta anos, o foco principal de seu trabalho em fotografia é o povo e a paisagem do Brasil. De 1995 a 2000, concentrou em Faces da Floresta, projeto que documentou a vida de povos indígenas do norte da Amazônia Brasileira e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenheim. Seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, Museum of Fine Arts, em Houston, e do Smithsonian Institute, em Washington, D.C., entre outras.