Data
04/12/2019 a 10/12/2019
Horários
Quarta a sexta, segunda e terça, das 19h às 22h | 5 encontros
Este curso tem por objetivo apresentar ao público museus espalhados pelo mundo, mas pouco conhecidos. Na Flórida, tão visitada, encontra-se a maior coleção de Salvador Dali fora do continente europeu em um museu construído sobre o mar. Em Istambul, em uma casa típica de bairro, um museu recria a história de um livro. Um passeio ao bairro do Queens em New York pode levar ao museu-casa de um grande músico. Já pensou em visitar um museu dedicado ao “pênis”? Já pensou em visitar em Paris um museu dos melhores cristais do mundo? E vasos sanitários, podem constituir um acervo? Existe até museu embaixo d’água.
Fora dos circuitos mais conhecidos e concorridos, muitos museus abrigam belas coleções e acervos inesperados! O curso apresenta para o público estas instituições que valem uma visita.
A atividade é voltada para interessados em geral, curiosos, estudantes e profissionais da área de turismo.
- A origem dos museus;
- O primeiro museu do mundo;
- A importância de um museu;
- Museus e suas tipologias;
- Explorando museus pelo mundo;
- Museus curiosos no Brasil;
- Museus curiosos em São Paulo.
Sobre o professor
Antonio Carlos de Moraes Sartini – Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando na área cultural há mais de 25 anos, com larga experiência no diversos setores. Sócio fundador e diretor da empresa Cartel de Produções (1990/1994). Entre 1994 e 2005 ocupou vários cargos junto à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo: Diretor da Oficina Cultural Regional Grande Otelo em Sorocaba; Delegado Regional de Cultura em Sorocaba; Diretor Técnico do Departamento de Formação Cultural; Diretor Técnico do Departamento de Atividades Regionais da Cultura; Diretor da Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo. Ocupou os cargos de Diretor do Departamento de Teatro e do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Entre 2006 e 2016 ocupou o cargo de Diretor do Museu da Língua Portuguesa. Desde 2017 atua através da empresa A C de Moraes Sartini Produções Ltda- ME.