MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

O MIS inaugura a última exposição do edital Nova Fotografia 2025 com a série “Bororé”, do fotógrafo Kaio Quinto. O projeto anual do Museu seleciona, através de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no Museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS. 

O trabalho de Kaio Quinta retrata a ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo e que concentra muita riqueza e história para a cidade. Pouco conhecida pela maioria da população paulistana, este bairro acaba sendo um contraponto diante da agitada metrópole. Hoje a ilha oferece infraestrutura para lazer, esporte e cultura. O nome Bororé vem da língua tupi, que significa “mato fechado” ou ‘floresta densa”. O local era habitado pela tribo Guarulhos e Guaianás.                               

Sobre o artista 

Kaio Quinto (São Paulo, 1992) tem formação em fotografia pelo Senac. Com uma abordagem documental, seu trabalho se debruça sobre a vida da população periférica de São Paulo, recuperando elementos do passado por meio de imagens, narrativas e personagens que contribuem para o fortalecimento e a divulgação da historiografia brasileira. Com este primeiro grande trabalho intitulado “Bororé”, consolida-se como um artista de uma nova geração que reivindica protagonismo ao retratar e documentar locais pouco vistos pelos olhos da sociedade.    

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade