16 AGO 2025
02 NOV 2025
CARTAZES DE FILMES “TERROR NO CINEMA”
Data
16.08 a 02.11.2025
Local
Herculândia
Casa da Cultura Domingos Rodrigues Gordo. Rua Dom Pedro II 363, Centro
Horário de visitação
Terça a sexta, das 13h às 16h; sábados e domingos, das 14h às 18h
Ingresso
Gratuito
Os cartazes levam os filmes para além das salas de cinema. O cartaz cinematográfico, também chamado de pôster, convida o público a ir ao cinema. É através dele que o espectador tem o primeiro contato com o filme. Criado para estimular a imaginação e o interesse do público de diferentes formas, o cartaz cinematográfico é uma forma de comunicação visual fundamental ao cinema.
Para o cinema de terror, despertar a curiosidade do espectador pode aproximá-lo ainda mais da obra. Diversos pôsteres do gênero terror e seus subgêneros permitem que o público compreenda qual movimento artístico influenciou ou está presente na obra. Cada um de seus elementos é pensado e planejado para comunicar ao público a “essência” do filme.
“Cartazes Terror no Cinema” é uma seleção de pôsteres que estavam presentes na megaexposição “Terror no Cinema”, que aconteceu no MIS de São Paulo entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. A série que circula pelo Pontos MIS traz cartazes clássicos de filmes do gênero terror, como “O gabinete do Dr. Caligari” (1920), “O bebê de Rosemary” (1968), “Alien, o oitavo passageiro” (1979) e “O iluminado” (1980), além de filmes mais recentes, como “Bruxa de Blair” (2016) e “Midsommar” (2019). A exposição já passou por Votuporanga, Mogi Mirim, Ribeirão Preto e Olímpia.
Esta exposição integra o projeto Exposição Pontos MIS, que leva mostras do MIS a cidades do interior e litoral de São Paulo.
SOBRE O PROJETO
O Pontos MIS, programa de difusão estadual das atividades culturais do Museu da Imagem e do Som, inaugura uma nova ação, com a retomada de parte de sua programação presencial. O projeto Exposição Pontos MIS levará, até dezembro de 2021, diversas mostras fotográficas, desenvolvidas e exibidas pela primeira vez na sede do MIS na capital, a 11 cidades do Interior e Litoral do Estado. Entre agosto e setembro as cidades de Botucatu, Pindamonhangaba, Guarujá, Ribeirão Preto e Birigui receberão as primeiras mostras. No segundo ciclo, a partir de outubro as cidades de Dois Córregos, Itatiba, Votuporanga, Santos, Ubatuba e Porto Ferreira receberão exposições.
