MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Data

05 a 25.08.2024

Horário*

terças a sextas / 10h às 19h
sábados / 10h às 20h
domingos e feriados / 10h às 18h

* Permanência até 1h após o último horário

Ingressos

Gratuito (sem necessidade de retirada de ingresso)

Local

Térreo | Sala Maureen Bisilliat

A exposição “Enquanto há tempo – João Farkas” conta com 44 fotografias, sendo 13 do fotógrafo paulista João Farkas, produzidas entre 1979 a 2022; e 31 dos participantes de oficinas culturais de fotografia artística do Olga, realizadas nas instituições parceiras entre abril a junho de 2023 no projeto Olhares para o Brasil — João Farkas com realização da Lei de Incentivo à Cultura.

A exposição aborda o impacto das ações do ser humano sobre a natureza e também em sua própria civilização, pesquisando a relação entre o macro e o micro, olhar e ambiente, bem como as cores, com suas nuances e correlações. As oficinas estão sendo realizadas em parceria com 3 instituições: ACDEM V, ACDEM VI 

e Galeria Olido. A partir dessas referências e de técnicas usadas pelo artista, que os participantes produzem suas fotografias, sob orientação de artistas-educadores. A exposição pretende apresentar tanto as obras do artista, como dos participantes e os processos criativos desenvolvidos nas oficinas. 

Debora Hermann, curadora artística da exposição e do Olga, observa que a mostra passa por fotografias que retratam a natureza brasileira sob os olhares do João e os participantes das oficinas culturais do Olga.

De acordo com Silvia Liz, coordenadora do departamento de artes do Instituto Olga Kos, a exposição busca contribuir a preservação da memória de artistas renomados nacional e internacionalmente na área da fotografia brasileira, como é João Farkas. “Com o evento, seguimos engajados com a missão de promover a inclusão de pessoas com e sem deficiência, em ações culturais por meio de oficinas e capacitações”, destaca Liz.

No dia 05.08, também será lançado o livro “Enquanto há tempo – João Farkas”, editado pelo Instituto e que representa uma biografia visual do Brasil e retrata a trajetória de 40 anos de trabalho do fotógrafo, contando com seleção e organização de imagens que convidam para refletirmos sobre o destino que está dando para a fauna e a flora nacionais.

Além disso, o Instituto realiza projetos diversificados voltados para a inclusão de pessoas com e sem deficiência, em ações culturais através de oficinas e capacitações.

Sobre o Instituto Olga Kos de Inclusão

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O OLGA desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, idosos e adultos com deficiência intelectual ou física e, também, abre espaço para pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão. Ao longo dos anos, já foram atendidas mais de 37 mil pessoas.

Ao traçar sua rota, o OLGA acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).

Governo do Estado de SP