MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Espelho

Dispositivo óptico interativo de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti: uma superfície espelhada maleável reage com a presença das pessoas.

Data

09/08/2008 a 09/11/2008

Horários

terça a sexta, 12-19h; sábados, domingos e feriados, 11-18h; dia 26out2008, 14-20h

ESPELHO é um dispositivo óptico interativo, em que uma superfície espelhada maleável é “puxada” e “empurrada” de acordo com a presença e a movimentação das pessoas no espaço físico, produzindo reflexos e deformações dinâmicos. A proposta dos artistas é traduzir, visualmente, o deslocamento do volume de ar provocado pela chegada de um corpo estrangeiro a um ambiente espacial. “.

Para conseguir produzir os efeitos vistos pelo público, os artistas projetaram e construíram um sofisticado sistema. A obra é acionada graças a um sensor ultra-sônico, que capta a presença e a aproximação de qualquer pessoa de uma distância mínima de um metro e máxima de quatro metros.

Os artistas: Leonardo Crescenti é fotógrafo, diretor de fotografia e arquiteto pela FAU/USP. Como diretor, realizou 13 curtas-metragens, obtendo um total de 21 premiações nacionais e 14 internacionais; Rejane Cantoni é pesquisadora de sistemas de informação. Doutora e Mestre pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP; Mestre em Visualização e Comunicação Infográficas pelo Programa de Estudos Superiores de Sistemas de Informação da Universidade de Genebra, Suíça; e Pós-doutoranda do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo.

Governo do Estado de SP