MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Desde 2020, Raya Martigny e Édouard Richard documentam a juventude LGBTQIA+ da Ilha da Reunião, território francês na África Oriental, para criar uma série de retratos e um curta-metragem enraizados no território. Através de imagens de autoafirmação e acolhimento, o casal de artistas une as vivências “kwir” e crioula e aborda a construção das identidades LGBTQIA+ diante das heranças coloniais. 

A exposição “Kwir Nou Exist: Nós Queer Existimos” foi apresentada pela primeira vez em Paris, nos Jardins do Louvre, em julho deste ano, no âmbito do festival Paris l’Été. Em seguida, foi exibida na Ilha da Reunião. Atualmente, a exposição está em cartaz no Futuros – Arte e Tecnologia, no Rio de Janeiro, e ganhou uma edição pensada especialmente para o Festival MixBrasil, no MIS. 

Sobre o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade 

Criado em 1993, o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade tornou-se referência nacional e internacional, sendo hoje um dos maiores eventos culturais LGBT+ do mundo. Desde sua primeira edição, o evento traz para o país a vanguarda mundial das representações artísticas sobre a diversidade sexual e identidade de gênero. Em cada edição, manifestações artísticas que abordam a diversidade LGBT+, como cinema, teatro, literatura, games e artes visuais, compõem a programação do festival, abrindo um espaço para discussões e trocas onde o respeito gera uma sociedade mais inclusiva. 

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade