MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Nova Fotografia 2013 | Encontros Encantos

Para a quarta edição de 2013, o fotógrafo Rafael M. Milani apresenta a série Encontros Encantos, composta por 14 fotografias digitais que apresentam imagens de duas naturezas: uma interna e imaginada, outra externa e concreta. Gratuito.

Data

06/09/2013 a 20/10/2013

Horários

terças a sextas, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h Abertura: 05 de setembro, quinta, às 20h

Classificação: livre

Encontros Encantos, de autoria do fotógrafo paulistano Rafael M. Milani, é a quarta série exposta no programa Nova Fotografia 2013. 

O ensaio é composto por 14 fotografias e mostra imagens de duas naturezas: uma interna e imaginada, outra externa e concreta. Segundo o próprio artista, a linha divisória entre elas é tênue e vaga. O trabalho se originou do registro da natureza real localizada na mata atlântica do sudeste do Brasil e deu início a um projeto que leva o público a imaginar e sentir, abrindo e aguçando a imaginação.

“Nas pequenas expedições em que essas fotos foram produzidas, o que me guiava não era uma procura por belas imagens, de estética bem-acabada e bem resolvida, mas sim a busca por mistério”, explica Rafael. “Era uma vontade de reproduzir em imagens bidimensionais a fascinação e o encanto da natureza, a força gigantesca do desconhecido; o desejo de recriar árvores e animais e paisagens numa dimensão mais profunda, onde fossem enriquecidas com associações de sonho e fantasia; cenas fora do tempo, vivas, de uma natureza que não é submissa ou estática, de um mundo onde reinam a incerteza, o encantamento, o estranho”, complementa.

De acordo Com Germano Dushá, da galeria Coletor, que apresenta este ensaio do artista, “Rafael segue atento por um caminho incerto e consciente de que a mesma ponte que liga um lugar ao outro também marca a separação que os distancia, sua busca é pelos mistérios ocultos por trás de cada espaço. Não por acaso, o escuro lhe é tão caro; e suas composições se formam na essência de uma névoa que torna rara a nitidez”.

Sobre Rafael M. Milani
Formou-se na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo, começou a se interessar por fotografia em 2008, quando fez alguns cursos na área. Através da fotografia consegue se expressar melhor, pois ela permite distorcer e moldar objetos e paisagens, recriando um mundo novo e particular. Grande parte de suas fotografias é feita em meio à natureza.

Sobre o projeto
O projeto anual Nova Fotografia busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. 
 

Governo do Estado de SP