Data
23/10/2015 a 06/12/2015
Horários
terças a sábados, das 12 às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
O MIS apresenta a quinta exposição do programa Nova Fotografia 2015. Efêmero Eterno, do paulista Claudio Cruz, traz imagens em P&B que retratam atmosferas enigmáticas e simbólicas que se camuflam no cotidiano.
O trabalho de Cruz surgiu de sua obsessão em fotografar o que se divide entre real e irreal, onde a temática se torna secundária graças à procura por vestígios que criem uma experiência pulsante e única para cada observador. "Acredito que, por estar sempre observando o caos com os olhos curiosos, lapidei uma intuição nada convencional", diz.
De acordo com o fotógrafo, frente à atualidade, em que estamos habituados a enxurradas fotográficas – onde tudo é mostrado de forma explícita, para rápido consumo-, é uma postura quase anti-fotográfica ir em busca de sensações e luzes "erradas", que aguardam silenciosamente que alguém as note. Esses elementos servem como matéria prima para a série e criam uma linha de força que dá vida a uma narrativa desmembrada que provoca, incomoda e solicita mais tempo e atenção do que estamos acostumados a doar. Assim, a fotografia não entrega prontamente a que veio, gerando no espectador um questionamento sobre seus próprios paradigmas.