Data
03/03/2023 a 16/04/2023
Horários
Terças a sextas, das 11h às 20h (última entrada às 19h) Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (última entrada às 18h)
Ingresso
Gratuito Ingresso retirado diretamente na bilheteria do MIS
Classificação indicativa livre
Há áreas onde é possível ouvir músicas com fone de ouvido. Sugerimos que traga o seu.
A exposição “Rádio no Brasil” celebra o centenário da primeira transmissão nacional de rádio. A mostra apresenta, de forma setorizada, entre outros, uma completa linha do tempo interativa de aparelhos e modelos que se popularizaram no Brasil ao longo dos anos, com a presença das canções de maior sucesso década a década. Traz também importantes temas e gêneros radiofônicos, como o futebol, as radionovelas, os programas de humor, a publicidade, os reis e rainhas do rádio, os programas de notícias, entre outros.
Todo o percurso da exposição é permeado por elementos interativos que aproximam o visitante dos temas retratados. Em cada seção, há a possibilidade de, com seu próprio fone de ouvido, o público plugar nos conteúdos selecionados exclusivamente para a mostra. Um aplicativo aumenta a interatividade e oferece conteúdos extras sobre todos os segmentos da exposição.
Um dos destaques fica por conta dos aparelhos de rádio de diferentes décadas, itens pertencentes ao próprio Acervo do Museu. Os programas de notícias e humor, as transmissões das partidas de futebol e as radionovelas, também são abordados na exposição.
O acervo em exibição é, em sua maioria, da própria coleção do MIS. Equipamentos diversos como microfones, cases, transmissores e rádios, além de fotografias e trechos de depoimentos. Uma série de testemunhos em história oral será composta com exclusividade para integrar os materiais extras da exposição e ser incorporada ao acervo MIS. Entre os nomes dos entrevistados estão Heródoto Barbeiro, Cidinha Campos e Salomão Ésper.
A exposição tem consultoria de conteúdo de Milton Parron, experiente jornalista investigativo com mais 50 anos de carreira em rádio, e pesquisa e redação do jornalista Maurício Nunes, autor de diversos livros sobre a cultura pop brasileira e internacional. Como apoio de conteúdo, a mostra conta com o Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Há áreas onde é possível ouvir músicas com fone de ouvido. Sugerimos que traga o seu.