Data
21/04/2018 a 17/06/2018
Horários
ABERTURA 21 de abril, às 14h | Entrada gratuita HORÁRIOS 12h-21h ter a sáb 11h-20h dom e feriados A bilheteria fecha uma hora antes do horário final INGRESSOS R$10 (inteira) e R$5 (meia) Gratuito às terças É proibida a entrada na exposição com qualquer mochila ou bolsa maior que 25cmx30cm.
Ingresso
Compartilhe sua foto na exposição com #mis_sp
As fotografias que compõem a exposição Retraço apresentam um amplo panorama da produção de Walter Caravalho. São imagens produzidas ao longo de quase cinquenta anos, que constituem, mais que ensaios temáticos, narrativas abertas a partir de suas continuidades e contrastes. O título da exposição, Retraço, evoca retrato e, também, resquícios, que tão traços da permanência de algo que iniciou sua existência lá atrás e permanece vivo como metáfora ou alegoria daquilo que foi captado pelo olhar do fotógrafo.
Retraço conta com obras da série JAИUS, que ocupa o Espaço Redondo do museu, imagens de seu trabalho no sertão nordestino, além de fotografias que compõem um projeto apelidado de Memória da forma, onde o fotógrafo brinca com os signos e símbolos da imagem fotográfica.
A curadoria é de Cristiane Almeida e Talita Virgínia, da equipe de Programação do MIS.
Sobre Walter Carvalho
Walter Carvalho (João Pessoa, PB, 1947) é fotógrafo e cineasta brasileiro. Herdeiro do Cinema Novo, formou-se em design gráfico pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). Desde 1972, desenvolve intensa atividade como profissional da imagem: em fotografia, no cinema e na TV. No cinema, foi responsável pela direção de fotografia de Lavoura arcaica, Abril despedaçado, Madame Satã, Central do Brasil e Amarelo manga. Seu percurso duplo de fotógrafo e cineasta se reflete em seu trabalho autoral, tentando captar momentos e criando “instantes continuados” por toda sua obra. Conta com diversas publicações, como Contrastes simultâneos (Cosac Naify), e exposições individuais e coletivas no currículo. Sua obra integra coleções como as do Museu de Arte do Rio (MAR), Maison Européenne de la Photographie (MEP), Coleção Pirelli / MASP e Instituto Moreira Salles. Integra a Photographers Encyclopaedia International, 1839 to present.
Maio Fotografia no MIS 2018
Anualmente, o Museu da Imagem e do Som dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. A mostra Maio Fotografia no MIS 2018 fica em cartaz de 21 de abril a 17 de junho e apresenta, além desta, outras quatro exposições: JOF, Era preciso esperar para saber, Be Aware e Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia.