Data
15/09/2011 a 30/10/2011
Horários
Palestra: 15 de setembro, quinta, 19h30 Visitação: Terças a sábados, das 12 às 19h; domingos e feriados, das 11 às 18h
Palestra: Retirada de ingressos com 1h de antecedência
O MIS, em parceria com o SP Foto Fest – Festival Internacional de Fotografia de São Paulo, apresenta mostra do consagrado fotógrafo norte-americano Stephen Shore. Reconhecido internacionalmente por seu trabalho com foco contemporâneo, o artista é famoso por suas imagens de objetos, cenas cotidianas ou banais, e pelo pioneirismo no uso de cor na fotografia artística.
A exposição reúne 18 obras do fotógrafo da série Abu Dhabi – anteriormente só vistas em museus como o MoMa e o Metropolitan Museum of Art, e em galerias dos Estados Unidos e da Europa.
No dia 15 de setembro Stephen Shore fará palestra gratuita no Auditório MIS onde abordará seu processo de trabalho e de criação, sua produção de livros, exposições e os conceitos da imagem contemporânea sob o ponto de vista de quem alterou os rumos de sua compreensão.
Sobre o artista
Entre os fotógrafos internacionais mais celebrados da atualidade, o novaiorquino Stephen Shore conta com larga trajetória, exibindo seus trabalhos em importantes lugares desde de 1970. Considerado um marco na fotografia contemporânea, foi um dos mais jovens fotógrafos a ter uma exposição individual no Metropolitan Museum of Art, de Nova York, em 1971, quando tinha apenas 24 anos. Desde então, foram cerca de 100 mostras individuais e coletivas, em renomados espaços como o Washington Museum of Modern Art; Getty Museum, Foundation Cartier, em Paris, França; International Center of Photography, de Nova York; Museo di Roma, na Itália.
Uma das séries mais conhecidas de Shore, iniciada em 1973, foi “Uncommon places” desenvolvida ao longo de uma viagem pelos Estados Unidos. Imagens de quartos de hotel, café da manhã, restaurantes, toda sorte de coisas “comuns” do dia a dia, no entanto tratadas como arte. Isso antecipou em mais de quatro décadas todo um imaginário contemporâneo utilizado hoje por grandes nomes da fotografia européia e americana como o inglês Martin Parr o alemão Thomas Struth.