Data
27/09/2021 a 26/10/2021
Horários
Segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h
Ingresso
Gratuito
Tarikh al-Brasil, mostra fotográfica sobre comunidades mulçumanas de origem africana no Brasil estreia no Jardim Pamplona Shopping, na capital paulista. A atração faz parte do ciclo de exposições dos Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo – para formação e difusão cultural no Estado e em espaços não convencionais de exibições artísticas.
A mostra apresenta uma pesquisa visual em torno da visibilidade/invisibilidade dos muçulmanos de origem africana na sociedade brasileira, desde a chegada no país há mais de 400 anos. O trabalho assinado por Marcelo Schellini reflete também sobre a fotografia como linguagem que coloca a imagem no limite entre o documento e a invenção. Traz ainda a experiência do próprio autor de quase uma década em comunidade de africanos muçulmanos no Brasil.
Tarikh al-Brasil já foi exibida no MIS e está entre as mostras contempladas pelo projeto Nova Fotografia, convocatória do Museu que seleciona e exibe, anualmente, trabalhos de novos talentos da área. Todas as obras escolhidas e expostas pela iniciativa passam, então, a integrar o Acervo do Museu.
Depois da capital paulista, a mostra segue para o interior do Estado – incluindo Botucatu, cidade natal do fotógrafo, em 2022.
Sobre o artista
Marcelo Schellini é fotógrafo e artista visual nascido em Botucatu que também receberá Tarikh al-Brasil. Doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo e mestre em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, dedica-se à pesquisa em fotografia, antropologia visual e literatura.
Seu trabalho autoral se desenvolve rumo à descoberta de uma cartografia subjetiva do mundo, deliberadamente em busca de atravessar fronteiras territoriais e de linguagem. Marcelo também ensina fotografia e design gráfico no Vellore Institute of Technology, Índia.
Exposições Pontos MIS
Passagens da Inocência, de Giullia Paulinelli; Bambas, de Hudson Rodrigues; TIPOS, de Fernando Banzi; As cinzas de quarta, de Gabriel Quintão, Crônica de banalidades ordinárias de Sylvia Sanches e O tempo de Amyr Klink, também fazem parte da programação de setembro dos Pontos MIS.
As mostras serão apresentadas em Botucatu, Ribeirão Preto, Pindamonhangaba, Itatiba, Birigui e Guarujá.