MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Voltar ao lugar onde se foi feliz

O MIS inaugura em dezembro a sexta e última exposição do programa Nova Fotografia 2015 com a série Voltar ao lugar onde se foi feliz. A individual do paulista Guilherme Botelho reúne fotografias panorâmicas realizadas em diferentes países: Brasil, Quênia, Congo, Itália, França, Turquia, Espanha, Uruguai e EUA. Entrada gratuita.

Data

11/12/2015 a 27/02/2016

Horários

terças a sábados, das 12 às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

O MIS inaugura em dezembro a sexta e última exposição do programa Nova Fotografia 2015 com a série Voltar ao lugar onde se foi feliz. A individual do paulista Guilherme Botelho reúne fotografias panorâmicas realizadas em diferentes países: Brasil, Quênia, Congo, Itália, França, Turquia, Espanha, Uruguai e EUA.

A relação entre o indivíduo e o entorno é o tema da mostra, em que o fotógrafo investiga a conexão do sujeito com lugares cotidianos, com a intenção de registrar as marcas da presença e da ausência e, ainda, de encontrar os tons do que existe entre a multidão e a solidão absoluta. O olhar sobre o espaço em que cada um habita, espaços de todos os dias, ou transitórios, de passagem, espaços de quase nunca. Essa diversidade de cenários corresponde à intenção do autor de transitar entre espaços urbanos, rurais, desérticos, litorâneos e paisagens de diferentes culturas, deixando ver a relação dos habitantes com o lugar, independente de latitude ou longitude, situação política ou econômica. 

"Nessa investigação sobre a relação do indivíduo com o meio, era fundamental ressaltar o papel da paisagem, do entorno. Por essa razão, foi determinante para construção da narrativa a escolha do equipamento usado para fotografar: uma câmera Hasselblad Xpan", comenta o fotógrafo. "O negativo de 24×65 mm e o uso de uma lente de 45mm possibilita uma extensão de ângulo panorâmico, dando ao espaço da fotografia o peso que o fotógrafo pretende. Finalmente, a grande angular tem a amplitude necessária para transmitir com precisão o silêncio e a poética visual presentes no entorno onde as fotos foram realizadas".

Na ocasião da abertura, às 19h, acontece também o lançamento do livro Nova Fotografia no MIS (vol.1)

Sobre o fotógrafo
Guilherme Botelho nasceu em São Paulo e passou a infância entre a Colômbia, Costa Rica e USA. Estudou fotografia em Miami, Florença e Barcelona, onde viveu e fotografou suas ruelas, esquinas e habitantes por muitos anos. As memórias da infância, período em que viveu entre as diferentes realidades dos EUA e da América Latina, despertaram o olhar e curiosidade sobre o indivíduo e a sua presença, independente do lugar geográfico, da situação social ou entorno político. Em 2012, viajou pela primeira vez à África e, desde então, esse continente e os que nele vivem vêm sendo objeto de suas fotografias enquanto é cooperante da organização Médicos Sem Fronteiras.
Governo do Estado de SP