“Shure mikrofon 55S” by Holger.Ellgaard is licensed under CC BY-SA 3.0.
Em 1925 o Sr. Sidney N. Shure fundou a Shure Bros. Incorporated, hoje simplesmente “Shure”. O que ele não sabia é que um produto chamado Unidyne Model 55 seria o microfone mais reconhecido do mundo. Como resultado do brilhante trabalho do engenheiro Benjamin Bauer, foi lançado ao mercado um novo microfone que trazia inovações significativas para aquela época (1939). Essas inovações solucionavam problemas frequentes em aplicações de shows ao vivo, programas de rádio com plateia e uso em sistemas de anúncio.
O microfone dispunha de um sistema acústico proprietário chamado “Uniphase”, que reduzia a microfonia por meio de cancelamento acústico dentro do transdutor. Também contava com um sistema de amortecimento interno para reduzir os ruídos provocados por acoplamento mecânico. Ambos problemas comuns para microfones de fita. Somado a estas inovações, o Unidyne foi equipado com um transdutor de bobina móvel montada em um domo de alumínio extremamente fino que garantiria uma grande sensibilidade acústica e boa extensão na resposta de frequência da cápsula.
Logo após o lançamento em 1939, o Unidyne começou a reunir uma legião de admiradores; tanto profissionais e artistas, quanto entusiastas. Nos anos 40 um dos artistas mais famosos do mundo encontrou o microfone mais reconhecido da história. Sim, estou falando do Rei do Rock, Elvis Presley. A imagem desses dois ícones está eternizada na memória da música em todo planeta. Curiosamente, embora seja comum em fotos onde o Elvis aparece cantando com este microfone, o Unidyne não era usado para gravações de discos e sim para apresentações ao vivo, isso em meados das décadas de 40 e 50. Outro fato interessante é que o USPS, o “Correio Americano”, lançou em 1994, uma série de selos postais com grandes cantores americanos usando o modelo 55.
Do lançamento em 1939 até 1947, o Unidyne recebeu poucas atualizações como uma versão para Broadcast cujo sistema anti vibração era mais elaborado. Então, em 1951 foi lançado o Model 556s “Small Unidyne”. Tratava-se de uma versão que reunia tudo de melhor do conhecimento adquirido naqueles tempos. Desde o conjunto eletroacústico com melhor ajuste de resonância da cápsula até o tamanho do microfone que ficou mais harmonioso. Foi a versão tecnicamente mais sofisticada da época, portanto a mais cara até 1978, quando já havia efeitos da inflação econômica.
Em 83 anos de fabricação o microfone serie 55 mudou muito pouco externamente, mas bastante internamente. Hoje ele é adequado a tecnologias atuais de fabricação usando as mesmas cápsulas da serie SM beta. No entanto, perdeu aquele som “aveludado” e com uma “pontinha de médio-grave” que remete ao som da voz de grandes ícones da era das “Big Bands”. A serie do modelo 55 é a evidência que o seu “design” clássico e elegante é atemporal.
Gostaria de expressar que me senti muito honrado com o convite do MIS para restaurar um item tão importante na História da música. O fiz com total esmero e dedicação. Trazer de volta o verdadeiro som desse microfone único para ser apreciado pelas gerações atual e futura foi algo revelador e de grande satisfação; tal como se uma cápsula do tempo se abrisse…
Cesar Portela. Pesquisador da história do áudio e restaurador de microfones e equipamentos clássicos de áudio.
Acesse todas as Vitrines
Colabore com a pesquisa
Você tem alguma informação que possa colaborar com a pesquisa? Mande um e-mail para midiateca@mis-sp.org.br.