Data
14/08/2023 a 04/09/2023
Horários
14, 16, 21, 23, 28 de agosto e 04 de setembro, segundas e quartas, das 19h às 21h
Ingresso
Valor: R$ 200 Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF) 30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) Gratuidade na compra do 11º curso 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso) 20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Local: As aulas acontecem presencialmente no auditório LABMIS
Vagas: 64
Público: A partir de 16 anos
Pré-requisito: não existe
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
O curso tem como objetivo geral a análise crítica da noção de “estética da existência” conceituada nos anos 1980 por Michel Foucault. A partir de seu entrelaçamento com a moda, enquanto finalidade existencial, busca analisar como a vestimenta é capaz de criar a “estetização do eu” (Lipovetsky). Em um primeiro momento, trata-se de descontruir a visão corrente desenvolvida pela teoria e a história da moda eurocêntrica da vestimenta apenas como distinção social, isto é, o vestir como pertencimento e distinção entre grupos e classes. Deslocando o sentido originário da estética da existência como “technē tou biou” (arte, técnica da vida) segundo Foucault, repensar o “conhecimento e o cuidado de si” ético, sem dispensar o estético, possuindo o corpo-vestido a capacidade de materializar “subjetividades desviantes”, transformando a vida do indivíduo em obra de arte.
Pelo conceito de “roupa de artista”, proposto pelos movimentos estético-políticos como o surrealismo francês, o construtivismo russo, o futurismo italiano, os trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay, o Vestido Reforma de Gustave Klimt, a vida e a obra de Charles Baudelaire, Georg Sand, Virginia Woolf, Marcel Proust, Flávio de Carvalho, José Leonilson, Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica, as drag queens, travestis, o corpo queer, os dândis do Congo e da Europa, os trajes africanos, 4 do Candomblé, do Bronx e o movimento feminista, revelar que o século 20 apropriou-se da moda como manifesto no corpo, ruptura, subversão e contestação de uma única ética/estética. Desse modo, realizar a genealogia da estetização do eu pela vestimenta em personas históricas, que, ao subverterem os modos de vestir e os códigos instituídos pelo eurocentrismo (de gêneros, sexualidades, classes, padrões de corpos e belezas), possibilitaram a criação de outras formas de vida, com éticas inteiramente outras, excêntricas, margeadas pelo escândalo e a coragem da verdade manifesto no corpovestido.
Essa coragem da verdade manifestada no corpo-vestido se revela através de uma constelação de filósofos, escritores, artistas, sujeitos históricos queers e os movimentos artísticos de vanguardas dos séculos 19 e 20, que problematizaram a noção de modernismo como o repensar não apenas das formas artísticas, rejeitando os cânones do passado, mas, principalmente, a busca por outros corpos, do escândalo da verdade através da criação de outras formas de vida.
No limite, o curso tensiona uma provocação à atualidade contemporânea e permeia uma indagação: em um mundo no qual a imagem de si passa pela estetização da vida das redes sociais e da própria existência como empresa/produto (influencers), esvaziada de subjetividade e interioridade, o avesso seriam as imagens provocadas pelas recentes rupturas da moda, não apenas imagens políticas, mas, justamente por istupa de artista nos movimentos de vanguardas do século 20: – O conceito de “roupa de artista”; – A Moda, a revolução e o desejo nas roupas de Elsa Schiaparelli para o surrealismo francês; – A “roupa de artista” no construtivismo russo, no futuri o, a criação de formas de vidas inteiramente outras?
Aula 1 | Conceitos da teoria de moda.
Aula 2 | Moda e subjetividade: a estetização do eu como origem da moda – os manuais de conduta, retratos, biografias e escritas de si; o sujeito moderno e a descentralização do eu; a vestimenta e o seu “papel” no sujeito de desejo da psicanálise corpos-vestidos em devir – as noções clássicas de identidade e a ruptura com Nietzsche e o existencialismo francês.
Aula 3 | A moda como estética da existência: As noções de estética da existência, “technē tou biou” (arte, técnica da vida), conhecimento e cuidado de si no Foucault dos anos 1980; Morais e éticas inventivas em “corpos desviantes” – do dandismo de Oscar Wilde ao queer na moda; para uma crítica à moda colonial – os modos de vestir silenciados.
Aula 4 | Moda e modernismo – o escândalo da verdade no corpo; modernismo como problema das formas (de Baudelaire ao cubismo do século 20); a vida como literatura: os vestidos de Virginia Woolf e Marcel Proust.
Aula 5 | Moda e modernismo – o escândalo da verdade no corpo; a história da moda como história das formas do corpo; a ruptura no guarda-roupa feminino: moda e feminismo; as expressões de gêneros na moda – a crítica do agênero e do não binarismo.
Aula 6 | A roupa de artista nos movimentos de vanguardas do século 20: O conceito de “roupa de artista”; A Moda, a revolução e o desejo nas roupas de Elsa Schiaparelli para o surrealismo francês; A “roupa de artista” no construtivismo russo, no futurismo italiano, nos trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay, no Vestido Reforma de Gustave Klimt e em Joseph Beuys; a estética da existência nos trajes e têxteis de Flávio de Carvalho, Arthur Bispo do Rosário, José Leonilson e Hélio Oiticica.
Sobre o professor Brunno Almeida Maia
Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia e Teoria de Moda pela Unifesp. Curador e pesquisador da exposição "Ema e a moda no século XX" na Casa Museu Ema Klabin. Professor convidado e coordenador pedagógico em várias instituições, incluindo IED, ECA-USP e FAAP. Ministrou aulas sobre moda, imagem, filosofia, arte e literatura em diferentes espaços culturais. Autor de livros e capítulos relacionados à moda e literatura. Organizou a Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza. Trabalhou como facilitador pedagógico no programa "Transcidadania" em parceria com a Prefeitura de São Paulo, com a Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021
→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br