Data
14/04/2022
Horários
às 19h
Ingresso
Gratuito
com interpretação em Libras
Mensalmente, o MIS apresenta um bate-papo sobre videoarte conduzido pela videoartista Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. Nesta 33ª edição, a convidada é Carla Chaim, artista reconhecida nacional e internacionalmente, que busca ultrapassar os limites da concepção tradicional do desenho. Mais do que um suporte para o desenvolvimento de uma ideia, ou um esboço inicial de um trabalho a ser criado, o desenho em seu trabalho aparece essencialmente como um vestígio da ação de um corpo em um determinado suporte, um rastro de sua presença ou mesmo o remanescente sinal de um gesto.
Sobre a convidada
Carla Chaim é artista visual e mestranda em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP, graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Pentead (FAAP, 2004), onde também fez pós-graduação em História da Arte (2007). Entre seus projetos de 2021 e 2020, destacam-se as individuais “Febre”, na Galeria Raquel Arnaud, em São Paulo, e “Ella”, na Fernando Pradilla Galería, em Madri, respectivamente. Em 2020, criou a instalação da arena/palco para as apresentações de performances em Histórias da Dança, Masp, SP, quando teve sua obra adquirida pelo acervo do Museu. Em 2016, Carla foi nomeada para o Future Generation Art Prize, onde, em 2017, expôs no Pinchuk Art Centre, Kiev, Ucrânia, e no Palazzo Contarini Polignac, Veneza, Itália, em um evento colateral à Bienal de Veneza. Sua obra faz parte de coleções como CIFO, Miami, EUA; MAR, Rio de Janeiro, Brasil; Pinacoteca de São Paulo, Brasil e Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, Brasília, Brasil.
Sobre a idealizadora
Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com