Data
28/09/2020
Horários
20h
Ingresso
Gratuito – programação online
O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, uma edição especial do depoimento de Rogério Sganzerla, realizado no MIS, em abril de 1990.
Nesta entrevista, o cineasta fala sobre sua infância no sul do país, sua formação e a importância histórica e cultural dessa região. Conta sobre o sucesso do seu primeiro filme O bandido da luz vermelha, a repercussão nacional e os prêmios recebidos. Comenta os efeitos do A.I. – 5 no cinema brasileiro e o destroçamento da produção cultural existente. Ele também fala da filosofia do cinema moderno, estigmatizado como cinema marginal, e da relação da televisão com o cinema.
Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Vladimir Carvalo, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).